POSTAGENS


"Você pode sonhar acordado, pode acordar de um sonho ou pode viver um sonho na realidade de nossas idéias e conceitos."

terça-feira, 28 de maio de 2013

Blind Spot e Feedback

Um termo muito utilizado por profissionais de marketing, coachs e profissionais ligados a gestão de carreira. Muitas vezes estamos vivendo um período "tenso" em nossas vidas, seja no âmbito profissional ou pessoal/familiar. É comum dizermos frases como:

"EU JÁ TENTEI DE TUDO!", "NADA DEU CERTO ATÉ HOJE E NÃO HÁ MAIS SAÍDAS!", "PARA ESTE PROBLEMA NÃO HÁ SOLUÇÃO!", "ESTÁ ACABADO, JÁ FIZEMOS TUDO!"

É bem comum também ouvirmos estas célebres frases filosóficas de desânimo e contemplação do fracasso. Imagine comigo um peixe no aquário. Este mesmo ser, diz ao seu amigo de aquário recém-chegado, que já sabe tudo o que precisa para a sua vida, porém não vislumbra soluções para o seu problema. Seu amigo recém-chegado, conta-lhe que vivia em um lindo lago muito grande e que por mais que quisesse não conseguia percorrer todo aquele vasto e amplo habitat. O peixinho que há muito estava no aquário não conseguiu compreender nem ao menos o que era o LAGO, que dirá amplitude e vasto, porém insistia que sabia de tudo.

Na maior parte das vezes os nossos ditos problemas não são nossos piores obstáculos, mas a falta de percepção global e o encurtamento de nosso horizonte por meio de nossa falta de atitudes. Se saímos do aquário percebemos que não havia problema maior do que o aquário. 

Blind Spot, nada mais é do que ponto-cego, ou seja, a nossa falta de percepção ou mesmo nossa limitada percepção em meio aos pontos infinitos não explorados. Feedback é o retorno que recebemos por quaisquer situações, sejam elas profissionais ou não. Exemplo; Uma festa de casamento pede um traje determinado e um churrasco no fim de semana, outro. Se eu vou a uma festa de casamento vestido com um traje de churrasco de fim de semana, e na ida para o evento um amigo me encontra e diz que estou mal vestido para o mesmo, este foi meu feedback com relação a roupa que estava vestindo para a ocasião, inapropriada. Ninguém faz Feedback, você recebe ou colhe estas informações.

Necessitamos de feedbacks a todos momento para conseguirmos detectar os pontos-cegos, ou blind spots.

0 comentários:

Todo e qualquer comentário que possuir palavras ofensivas e (ou) indecorosas serão excluídos.