POSTAGENS


"Você pode sonhar acordado, pode acordar de um sonho ou pode viver um sonho na realidade de nossas idéias e conceitos."

Dicionário de Marketing


ABAP (Associação Brasileira das Agências de Propaganda): Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional em São Paulo, que reúne todas as agências de propagandas do Brasil. Fundação: 1º-8-1949
ABDI: Associação Brasileira de Direitos de Informática e Telecomunicação.
ABEMD: Associação Brasileira de Marketing Direito. Associação que reúne empresas e usuários do sistema de marketing.
ABERT ( Associação Brasileira De Emissores De Rádio e TV ): Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional em Brasília, que reúne emissoras de rádio e TV. Fundação: 27-11-1962.
ABINEE: Associação Brasileira de Eletroeletrônica.
ABIPEME (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS DE MERCADO): Reúne parte das empresas do setor, estimulando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Fundação: 9-12-1974, com sede em São Paulo. Veja ANEP (Associação Nacional das Empresas de Pesquisa). Reúne parte das empresas do setor, incentivando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Com sede em São Paulo, foi fundada em 19-2-1992.
ABORDAGEM CLÁSSICA DA PROBABILIDADE: Abordagem em que a probabilidade de um evento é determinada dividindo-se o número de maneiras como um evento pode ocorrer pelo número total de resultados possíveis. 
ABORDAGEM CONTINGENCIAL: Concepção de que a técnica de administração que melhor contribui para o alcance dos objetos organizacionais pode variar em situações ou circunstâncias diferentes.
ABORDAGEM DE CUSTO TOTAL: Sistema de análise que avalia cada sistema de distribuição física possível e identifica todos os custos de cada alternativa.
ABORDAGEM DE MERCADO - ALVO ÚNICO: É a escolha de segmento homogêneo com alvos da empresas. 
ABORDAGEM DE MERCADO - ALVO MÚLTIPLO: É a escolha de dois ou mais segmentos de mercado, tratando cada um deles com um composto de marketing diferente.
ABORDAGEM SISTÊMICA: Visão da organização como um sistema unificado e direcionado de pares inter-relacionadas.
ABORDAGEM: 1. Etapa do processo de venda na qual o vendedor se encontra como comprador e tem sua primeira conversa com ele, devendo dar-se um inicio positivo ao relacionamento. 2. Maneira de tratar a criação de um anúncio ou determinada campanha.
ABP (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PROPAGANDA): Com sede no Rio de Janeiro, foi fundada em 16-7-1937.
ABSOLESCÊNCIA PLANEJADA: 1. Estratégia que faz com que os produtos se tornem obsoletos antes que necessitem realmente de substituição. 2. Prática de fabricar produtos com um tempo previsível de vida limitada pelo uso de material de qualidade inferior, que permite um preço de venda mais baixo.
ABSORÇÃO DE FRETE: Técnica segundo a qual vendedores assumem parte ou todo o ônus do frete, deduzindo-o de seus lucros.
ABTA: Associação Brasileira de TV por assinatura.
ACCOUNT DIRECTOR: Diretor de conta (ou de grupo de atendimento).
ACCOUNT EXECUTIVE: 1. Executivo de conta, um contato. 2. Termo não adotado no Brasil, mas usado nas agências americanas que aqui operam.
ACCOUNT SAMPLING: Em uma pesquisa de mercado, escolha de elementos ao acaso.
ACCOUNT: Veja Contato. 1. Elemento chave da agência que representa junto ao cliente. 2. Elemento de ligação. 3. Modernamente, exige-se do contato, além de conhecimentos completos de propaganda, conhecimentos de marketing.
ACESSIBILIDADE: Grau pelo qual os segmentos do mercado tendo o mesmo objetivo. Publicidade acumulativa.
ACESSO: Ingresso, entrada, trânsito, passagem.
ACONDICIONAMENTO: Do inglês packing - envoltório com a finalidade de acomodar e proteger produtos embalados.
ACORDÃO: Documento do Conselho de ética do Conar, que pode consolida a resolução do colegiado após o anúncio ser julgado. Descreve o objeto do processo ético, e auto - regulamentação aplicável e a decisão adotada. Veja também Conar, Processo ético, Regimento interno do conselho de ética. Conar (Conselho de auto - regulamentação publicitária): Entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administra o cumprimento do Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária. Processo Ético: Conjunto de atos que, de forma sistematizada, propicia elementos de convicção para o julgamento de anúncio submetido ao Conselho de Ética do Conar, á luz do Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária. Tem início com a representação ("petição inicial") subscrita por consumidor, pelo próprio diretor executivo do Conar ou por anunciante, agência, veículo ou autoridade; é instruído poe exemplar de anúncio ou campanha, defesa do anunciante e/ou da agência responsável, laudo de especialista, relatório e parecer do relator, acordam etc. Regimento Interno do Conselho de Ética: RICE. Regula o processo e o julgamento de anúncio pelo Conselho de Ética do Conar. 
ACORDO DE PREÇO: Ação ilegal de aumentar, baixar ou estabilizar preços em conjunto, praticada por algumas empresas.
ACTIVE PEOPLE METER: Veja Meter e People meters. Meter: Nome dado ao aparelho eletroeletrônico utilizado na medição de audiência de TV. Estão divididos em dois grupos, de acordo com sua função: Set meters: identifica o estado de sintonia dos televisores, permitindo que audiências domiciliares sejam estimadas sem identificação da audiência individual. People meters: além da identificação do estado de sintonia do televisor, permite que as pessoas registrem sua presença identificando a audiência individual. No Brasil, várias gerações de meters receberam os nomes de tevêmetro, tevetron, teletron, dataibope e eurometer.
ACTIVE: Veja Atritos. Profissional que exerce ação, que age, funciona, trabalha, se move etc.
AD HOC: Pesquisa solicitada por apenas um cliente, com objetivos específicos.
AD: Abreviatura de Advertisement, anúncio. Adaptabilidade. Capacidade de alterar ou modificar um centro de consultas para adaptá-lo às circunstâncias do usuário. 
ADEQUAÇÃO: Simularidade editorial existente entre um veículo e uma campanha ou uso do produto. Estudo que tem por finalidade escolher o melhor meio de comunicação (rádio, TV, folheto, outdoor etc.) que corresponda ás necessidades de divulgação do produto. É também uma técnica de ajustar um produto e um segmento de mercado de mercado pré - escolhido.
ADJACÊNCIA - Relação topológica que permite distinguir elementos que têm pelo menos um ponto em comum. Tomando-se um atributo comum, o conceito de adjacência é utilizado para se agrupar elementos geográficos. 
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE TOTAL (TQM): Atualmente, uma preocupação constante em todas as empresas, que se caracteriza pela busca constante da qualidade geral envolvendo toda a empresa para melhor atender ás necessidades do cliente.
ADMINISTRAÇÃO DE FORÇA DE VENDAS: Objetivos, estratégicas, estrutura e remuneração das atividades da força de vendas; inclui a definição dos objetos de força de vendas, o projeto de sua estratégia e o recrutamento, seleção, treinamento, supervisão e avaliação dos vendedores da empresa.
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING: 1. Processo de análise das oportunidades de marketing, de pesquisa e seleção de mercados - alvos, de desenvolvimento da estratégia de marketing, de elaboração de planos de marketing, de organização, implementação e controle do esforço de marketing. 2. Controle de toda atividade mercadológica de uma empresa que compreende a escolha de objetivos e estratégias para os produtos existentes e também o estudo de oportunidade para o lançamento de produtos. 3. Esforço de compradores e/ou vendedores para conduzir a relação de troca, tendo em vista o ganho mútuo ou pessoal.
ADMINISTRAÇÃO DE PREÇO: Ajustamento de preços á medida que estes se deslocam através dos canais de distribuição e são confrontados com certas condições de mercado.
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUTO: Área do marketing que se ocupa especificamente de um produto de uma linha de produtos ou grupo de uma linha de produtos ou grupo de produtos afins. O gerente ou administrador de produto tem responsabilidade de manter os produtos já existentes, desenvolver, testar e lançar novos produtos, sua comercialização, seu envolvimento promocional e publicitário, sistemas de atendimento ao consumidor e assistência técnica aos produtos por ele geridos. O mesmo que gerência de produtos.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA: Engloba as tarefas de coordenação do plano estratégico, seus primeiros passos, montagem do sistema de informação sobre o ambiente e, se necessário, do lobby que irá defender os interesses do grupo junto ao poder público.
ADOÇÃO: Decisão tomada por um indivíduo de tornar-se usuário regular de um produto.
ADS SMALL: Pequenos anúncios classificados. Anúncios econômicos.
ADVANCE PREMIUM: Prêmio adiantado. Prêmio entregue anteriormente á realização de uma compra.
ADVERTISED PRICE: Preço anunciando em um exemplar, estabelecido pelo editor.
ADVERTISEMENT: Veja Anúncio. 1. Maneira através da q2ual o conteúdo de uma mensagem publicitária é apresentado, utilizando para isso os recursos da comunicação imprensa ou eletrônica. Sua finalidade básica é informar, convencer, persuadir, segmentos de públicos em relação a idéias, serviços ou produtos. 2. Notícia ou aviso sobre qualquer fato levado ao conhecimento público.
ADVERTISER: Anunciante.
ADVERTISING BUDGET: Orçamento de publicidade. Verba destinada á publicidade. Desdobramento do volume de dinheiro dotado pelo anunciante para sua publicidade.
ADVERTISING CAMPAIGN: Campanha publicitária. Série de anúncios inseridos em um ou mais veículos, com a finalidade de atingir um objetivo específico.
ADVERTISING COST: Todo custo de propaganda relativo á preparação e inserção de anúncios, material promocional e atividades correlatas.
ADVERTISING DEPARTAMENT: Departamento de propaganda de uma empresa que se dedica ao setor publicitário, quer preparando e inserindo seus próprios anúncios, ou contanto com os serviços de uma agência especializada.
ADVERTISING PAGE: Página de anúncios.
ADVERTISING: Propaganda.
AFFICHE: Cartaz.
AFFILIATE: Veja Afiliada. Emissora de rádio ou TV, empresarialmente independente, mas vinculada a outra pela retransmissão de alguns programas ou a totalidade da programação desta.
AFP (AGENCE FRANCE PESSE): Agência Francesa de Notícias.
AFTER MARKET. Expressão em inglês que significa, literalmente, "depois do mercado", consiste nas operações realizadas pela bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) e as corretoras credenciadas, depois do encerramento do pregão normal (entre 11:00 e 18:00). Os negócios são realizados pela internet e têm início às 19:00, prosseguindo até as 22:00. 
AFTER MARKETING: Pós - marketing, um dos componentes - chave do marketing de relacionamento. Trata das relações duradouras com o cliente, antes, durante e principalmente depois da venda. Mais do que uma simples atitude, o marketing de relacionamento é uma filosofia que deve envolver todos os escalões da empresa para surtir efeito real e eficiente. O pós - marketing significa o fortalecimento da lealdade dos clientes ao encontrar e administrar suas expectativas. 
AGE GROUP: Agrupamento pela idade. Classificação de um grupo social por idades, para assim ser analisado como a mensagem publicitária é compreendida pelo receptor.
AGÊNCIA DE PROPAGANDA OU PUBLICIDADE: Prestadora de serviços que tem por finalidade analisar e propor alternativas mercadológicas ao cliente, utilizando para isso as peças de comunicação mais adequadas, como anúncios, comercias de TV, folhetos, jingles, spots, cartazes, posters etc. É utilizada para difundir no mercado uma empresa ou produto que se queira tornar público. 
AGÊNCIAS DE CRÉDITO (RATING). São agências internacionais de avaliação de crédito que depois de examinar a situação econômica e financeira de países, empresas, instituições etc. aconselham seus clientes a investir ou não nesses mercados, ou avisam sobre o risco existente nos investimentos. 
AGÊNCIAS DE TELEMARKETING: Em empresa que cria, implanta, executa e mantém programas completos de telemarketing.
AGENCY AGREEMENT: Um acordo entre agências de publicidade, estabelecendo normas de colaboração ou atividade. Também pode ser um acordo de uma agência com um cliente.
AGENCY: Agência de propaganda.
AGENTE DE COMPRAS: Aquele que representa uma empresa e é o encarregado de efetuar compras em determinada região.
AGENTE DE MUDANÇA: Em marketing social, um indivíduo, uma organização ou uma aliança que procure introduzir uma mudança social.
AGENTES DE VENDAS: Intermediários que em sua atividade assumem a tarefa de marketing que deveria ser desenvolvida pelos fabricantes.
ÁGIO. De origem italiana, este termo foi usado antigamente em Veneza para designar a diferença na troca entre moedas depreciadas e o metal do qual eram constituídas. Essas trocas eram efetuadas pelos bancos de Veneza, de Hamburgo, de Gênova, de Amsterdã e de outras cidades comerciais e financeiras; e esses bancos fixavam o ágio em cada caso. De forma genérica, o ágio significa um prêmio resultante da troca de um valor (moedas, ações, títulos etc.) por outro. 
AGREGAÇÃO DE MERCADO: Estratégia de produzir um único produto e oferecê-lo a todos os consumidores com um só programa mercadológico.
AGREGADO: Veja Tag. Etiqueta. Texto adicional, indicativo do nome varejista, atacadista ou distribuidor, que é adicionado a comerciais de cinema ou televisão.
AJUSTE FISCAL. É a ação do governo voltada para a criação de mecanismos e políticas que reduzam ou eliminem o déficit público. 
ALCANCE: Porcentagem de pessoas no mercado- alvo exposta a uma campanha de propaganda, ou a certos tipos de veículos ou mídias durante um período de tempo.
ALEATÓRIO: Termo muito conhecido em pesquisa de mercado, estende-se como processo de escolha de uma amostra feita ao acaso, mas com a características de que cada elemento dentro deste universo tenha igual probabilidade de ser incluído na amostragem.
ALFA - Símbolo usado para representar a probabilidade de um erro tipo I. Veja também nível de significância.
ALIANÇA ESTRATÉGICA- Parceria com outra empresa, ou talvez com outra divisão dentro de uma empresa de várias divisões, para oferecer a um cliente produtos ou serviços que estejam fora da competência essencial daquela empresa. Embora a maioria das alianças estratégicas sejam feitas com organizações não concorrentes, pode valer a pena fazer uma aliança estratégica até mesmo com um concorrente para manter o relacionamento com um dado cliente.
ALOCAÇÃO DE MARKETING: Divisão do esforço de mercado de uma empresa entre seus produtos, seus segmentos de clientes e suas áreas de venda.
ALOCAÇÃO: Na linguagem de marketing e de vendas, dá-se preferência ao termo alocação, do inglês allocation, para dar idéia da ação de distribuição proporcional de vendedores no território em que eles devem operar. Expressão usada também para definir o montante de recursos a ser investido em uma campanha ou evento.
AMBIENTE COMPETITIVO: É a denominação dada ao conjunto de fatores e de condições que um gerente de marketing deve analisar e no qual deve atuar de maneira estratégica para poder enfrentar, de forma mais adequada, os diversos concorrentes e seus prováveis comportamentos . 
AMBIENTE CULTURAL: Forças que afetam valores básicos, percepções, preferências e comportamento da sociedade.
AMBIENTE DO MARKETING: Atores e forças ambientais que afetam a habilidade das empresas de marketing em desenvolver e manter com sucesso suas transações com seus consumidores- alvos.
AMBIENTE ECONÔMICO: Fatores que afetam o poder de compra e padrões de gastos dos consumidores .
AMBIENTE EMPRESARIAL: Clima da empresa resultante da forma com que os gerentes da empresa trabalham com outras pessoas da empresa .
AMBIENTE EXTERNO: Todos os elementos que, atuando fora de uma organização, são relevantes para suas operações; incluem elementos de ação direta e de ação indireta .
AMBIENTE TECNOLÓGICO: Forças que criam novas tecnologias, gerando novas oportunidades de mercado .
AMORTIZAÇÃO: Redução de uma dívida ao longo do tempo.
AMOSTRA ALEATÓRIA- Amostra selecionada de tal maneira que cada elemento da população tenha a mesma 
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES- Amostra de determinado tamanho, selecionada de modo que todas as amostras possíveis de mesmo tamanho tenham a mesma chance de ser escolhidas.
AMOSTRA ALEATÓRIA SIMPLES: Amostra probabilística em que cada elemento da população tem uma chance igual e conhecida de ser incluída .
AMOSTRA ALEATÓRIA: Amostra que foi escolhida ao acaso. O processo de amostragem aleatória permite obter uma amostra realmente representativa da população que se deseja estudar, isto é, cada elemento da população tem igual probabilidade de ser incluído na amostra. Uma das maneiras mais conhecidas de selecionar amostras representativas da população é a utilização da tabela de números equiprováveis, especialmente construída para esse fim.
AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA: Amostra improbabilística em que os respondentes entram por acidente na amostragem. 
AMOSTRA DEPENDENTE- Amostra cujos valores estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA ESTRATIFICADA: Amostra probabilística que se distingue por um procedimento em duas etapas em que (1) a população é dividida em subgrupos chamados estratos e (2) a amostra aleatória simples é escolhida independentemente em cada subgrupo ou estrato .
AMOSTRA IMPROBABILÍSTICA: Procedimento de amostragem em que a seleção de um membro de uma população como base para a amostra tem por fundamento, em parte, o julgamento do entrevistador ou do pesquisador .
AMOSTRA INDEPENDENTE- Amostra cujos valores não estão relacionados com os valores de outra amostra.
AMOSTRA POR ÁREA: Amostra probabilística em que a população é dividida em áreas pelo emprego de mapas; depois é selecionada uma amostra das áreas. 
AMOSTRA POR JULGAMENTO: Amostra improbabilística em que os respondentes são escolhidos por uma pessoa que esteja informada o quanto eles representam a população em estudo.
AMOSTRA POR QUOTA: Amostra improbabilística em que o entrevistador recebe uma quota que especifica as características das pessoas a serem entrevistadas, mas cuja seleção dos membros as serem pesquisados depende da escolha do entrevistador.
AMOSTRA PROBABILÍSTICA: Amostra em que cada elemento da população tem uma chance conhecida de ser selecionado.
AMOSTRA- Subconjunto de uma população.
AMOSTRA: 1. Oferta de uma quantidade grátis de um produto para experimentação; ela pode ser entregue porta- a- porta, enviada pelo correio, distribuída em lojas. Instrumento muito eficaz de vendas. Seu é um estímulo à experimentação que pretende causar aumento de vendas do produto. 2. Segmento de população selecionado para pesquisa de mercado por representar a população como um todo. 
AMOSTRAGEM DE CONVENIÊNCIA- Amostragem em que os dados são selecionados em função da facilidade de acesso aos mesmos.
AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA- Processo de amostragem em que as amostras são extraídas de estratos. (classes).
AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADO- Dividir a área populacional em seções ( ou conglomerados), selecionar aleatoriamente algumas dessas seções e escolher então todos os elementos das seções selecionadas.
AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA- Amostragem em que é selecionado cada k elemento.
AMOSTRAGEM: Procedimento através do qual é realizada a amostra da população. Há vários métodos de amostragem sistemática (após ordenada a população, seleciona-se a amostra probabilística ); amostragem por estágios múltiplos (utilização de um tipo de amostragem aleatória em cada um de seus estágios); amostragem estratificada, por cotas etc.
AMOSTRAS EMPARELHADAS- Duas amostras que são dependentes, no sentido de que os valores dos dados correspondem aos pares.
AMPLITUDE DE CLASSE- Diferença entre dois limites inferiores de classe consecutivos em uma tabela de freqüências.
AMPLITUDE DE PERCENTIS 10-90- Diferença entre o 10º e o 90º percentil.
AMPLITUDE- Medida de variação que consiste na diferença entre o maior e o menor valor.
ANÁLISE ABC: Técnica administrativa desenvolvida nos Estados Unidos que afirma que poucos problemas são realmente vitais, enquanto grande número de outros apenas tomam tempo. Essa situação é denominada síndrome dos 20/80. Veja também Gráfico de pareto. 
ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA: Diz respeito a avaliação das forças e fraquezas dos diferentes concorrentes e suas estratégias habituais.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM CRITÉRIO- Análise da variância envolvendo dados classificados em grupos segundo um único critério.
ANÁLISE DA VARIÂNCIA DE UM FATOR- Veja análise da variância de um critério.
ANÁLISE DE ADEQUAÇÃO DE LUGARES - Técnica geográfica analítica utilizada para apresentar quadros da situação de uma localização baseada no uso dos atributos das entidades estudadas com relação a vários temas, para encontrar um lugar que melhor se adapte a uma futura utilização ou estabelecimento de uma determinada atividade. Análise de Agrupamento - Tipo de classificação que envolve a determinação do número de classes, o desvio padrão e o número de elementos em cada classe. Baseia-se no agrupamento desses elementos por meio de medidas de similaridade de seus atributos ou atributo analisado, sendo o limite de semelhança normalmente estipulado pelo usuário. 
ANÁLISE DE AGRUPAMENTOS SIMILARES. Análise estática que agrupa pessoas ou objetos com 
ANÁLISE DE DECISÃO E RISCO. Processo para assegurar a qualidade da tomada de decisão, dando ênfase especial a áreas de incerteza sobre o problema. 
ANÁLISE DE DISCREPÂNCIAS. A diferença entre a previsão dos gerentes sobre a conclusão de uma pesquisa e o resultado real. Quanto maior a discrepância entre os resultados reais e os previstos, mais valiosa é essa informação. 
ANÁLISE DE DISCRIMINANTE: 1. Técnica utilizada para identificar perfis inovadores. 2. Desenvolve critérios importantes para segmentação do mercado e examina o comportamento de preferência de marca do consumidor. 
ANÁLISE DE FATORES. Conjunto de técnicas estatísticas que estudam as inter-relações entre as variáveis observadas. Seu propósito é determinar se um grande número de variáveis têm um pequeno número de fatores comuns responsáveis por sua inter-correlação. 
ANÁLISE DE MERCADO: Função que estabelece e delimita as características do mercado a ser atingido, definindo sua potencialidade.
ANÁLISE DE NEGÓCIOS: Revisão da análise de vendas, custos e projeções de lucros para um novo produto para descobrir se estes fatores satisfazem os objetivos da empresa.
ANÁLISE DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO: 1. Ato de a empresa verificar se está ocupando maior ou menor espaço no mercado ou segmento de atuação. 2. Avaliação das vendas da empresa em relação a seus concorrentes no mercado.
ANÁLISE DE REGRESSÃO MÚLTIPLA: 1. Técnica de estimar uma equação que apresenta a contribuição de variáveis independentes na variável dependente. 2. Utilizada em pesquisa de mercado, para prever desenvolvimento futuro de um produto ou serviço através da utilização equação de regressão, considerando variáveis dependentes e independentes.
ANÁLISE DE REGRESSÃO: Recurso estatístico empregado para melhorar a previsibilidade da resposta baseada na análise de relacionamento múltiplo dentro de um banco de dados.
ANÁLISE DE ROTAS - Em SIG, refere-se à análise do tipo melhor caminho, menor distância entre pontos, visando destacar rotas específicas a partir de uma determinada necessidade das empresas. 
ANÁLISE DE SÉRIES TEMPORAIS: Forma de análise estatística que consiste em dividir as vendas passadas de um produto ou serviços em seus componentes de tendência, de ciclo, de sazonalidadee de eventos irregulares e, em seguida, recombina-los para produzir uma previsão de vendas.
ANÁLISE DE VALOR: 1. Método sistemático de avaliação de matérias-primas e componentes de um produto, para permitir aperfeiçoamentos e economia na produção. Em geral, essa análise serve de base para que as empresas industriais façam comparações entre os produtos e serviços que lhes são oferecidos. 3. Método de análise no qual os componentes são estudados com o propósito de determinar se estes podem ser projetados, padronizados ou feitos por métodos menos dispendiosos, visando otimização dos resultados.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA - Método de análise da variância de uma população a fim de fazer inferências sobre a mesma.
ANÁLISE DE VARIÂNCIA DE DOIS CRITÉRIOS- Análise da variância envolvendo dados classificados segundo dois fatores diferentes.
ANÁLISE DECISÓRIA. Método de alcançar qualidade decisória através da combinação de aspectos da teoria de análise de sistemas e decisão estatística para formar um corpo de conhecimento que possa tratar com pragmatismo as escolhas em situações complexas, dinâmicas e incertas. 
ANÁLISE DO AMBIENTE - É o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Pontos Fracos que afetam a Empresa. 
ANÁLISE DO CONCORRENTE: Processo de identificar os principais concorrentes, analisar seus objetivos, forças, fraquezas, estratégias e padrões de reação e selecionar quais concorrentes atacar e quais evitar.
ANÁLISE DO ESTILO DE VIDA: Muito importante para a área de marketing é análise do padrão de vida de uma pessoa, que é normalmente expresso por suas atividades, interesses e opiniões, recebe também a denominação de perfil psicográfico ou análise psicográfica.
ANÁLISE ESTATÍSTICA DE DEMANDA: Conjunto de procedimentos estatísticos utilizado para descobrir os fatores reais mais importantes que afetam as vendas de qualquer produto e a influência relativa de cada um desses fatores. Os fatores mais comumente analisados são preço, renda, população e promoção.
ANÁLISE ESTIMATIVA. Descrição de eventos futuros tais como o treinamento necessário para que o pessoal do escritório trabalhe no "escritório do futuro" ou a natureza de sistemas de entretenimento doméstico no ano de 2000. Pode ser um resumo descrevendo o envolvimento de uma seqüência de eventos ou apenas um instantâneo de uma situação futura. 
ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS ( EDA)- Ramo da estatística que enfatiza a investigação de dados.
ANÁLISE FATORIAL: 1. Ferramenta estatística empregada para determinar a seleção de fatores dentro de um banco de dados que influenciam a resposta. 2. Processo estatísticos para tentar descobrir uns poucos fatores básicos que podem fundamentar e explicar correlações entre grande número de variáveis.
ANÁLISE MULTIVARIADA: Instrumental estatístico que estuda as múltiplas variáveis independentes, simultaneamente, para identificar um padrão ou padrões de perfis de consumidores em um banco de dados. É o estudo de um fenômeno (pessoas, empresas, objetos etc.) cujo entendimento requer a análise simultânea de múltiplas variáveis. As técnicas multivariadas são uma extensão da análise univariada e da análise bivariada. A seleção apropriada de uma técnica multivariada envolve a identificação e a mensuração das variáveis que serão levadas em conta da análise. Veja Técnicas de dependência, Técnicas de interdependência.
ANÁLISE PSICOGRÁFICA: Veja Análise de estilo de vida. Muito importante para a área de marketing é a análise do padrão de vida de uma pessoa, que é normalmente expresso por suas atividades, interesses e opiniões, recebe também a denominação de perfil psicográfico ou análise psicográfica.
ANÁLISE QUALITATIVA: Técnica que avalia informações geradas de forma não numérica, com entrevistas detalhadas de consumidores ou clientes , e que requer o emprego de métodos da análise mais interpretativos.
ANÁLISE QUANTITATIVA: Técnica que enfatiza a inspeção dos dados através da utilização de elementos estatísticos. Os métodos quantitativos são objetivos e imparciais, embora sua interpretação possa ser feita de maneira parcial.
ANÁLISES DE TENDÊNCIAS: Estudo que se baseia na análise e interpretação das inclinações, preferências ou propensão das diferentes variáveis de mercado, como a econômica, financeira, tecnológica, entre outras.
ANALYSIS: Veja Análise. Um dos quatro A's do sistema de marketing do professor Raimar Richers, que consiste em analisar as informações internas e externas que podem ser obtidas por pesquisas primárias e secundárias. É a apuração dos dados da pesquisa de marketing, para assim reunir informações que permitam chegar a uma conclusão.
ANATEL: Agência Nacional de Telecomunicações. Órgão regulador do setor no Brasil.
ANEP (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE PESQUISA): Reúne parte das empresas do setor, incentivando o desenvolvimento da pesquisa de mercado no Brasil. Com sede em São Paulo, foi fundada em 19-2-1992.
ANJ (ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS): Associação civil sem fins lucrativos, com sede nacional no Rio de Janeiro, fundada em 17-8-1979, que reúne as empresas editoras de jornais diários de circulação paga.
ANO-BASE: Ano em que se tomam iguais a 100 os valores da intensidade de um fato, cujos números - índices pretendemos calcular.
ANOVA- Veja Análise da variância.
ANÚNCIO COOPERATIVO: Mensagem utilizada quando da necessidade de um fabricante e seus fornecedores ou distribuidores divulgarem conjuntamente seus produtos ou serviços, dividindo os custos envolvidos nesta veiculação. Pode ser institucional ou promocional.
AP: 1. Sigla utilizada pelos departamentos de mídia para designar apropriação de verba. 2. Autorização de publicação. Veja Autorização. Documento que autoriza a veiculação de peça publicitária. Também conhecida como ordem de inserção. 
APELO EMOCIONAL: Mensagem que utiliza fatores da emoção para gerar reações positivas ou negativas.
APELO MORAL: Mensagem direcionada que utiliza o senso comum daquilo que é justo e correto.
APELO RACIONAL: Mensagem que apela para o auto - interesse do público, mostrando os benefícios do produto. Exemplo: qualidade, economia, valor ou desempenho do produto.
APELO: Aquilo que demais interessante, de mais atrativo, existe em um produto ou serviço e que servirá de estímulo para sua decisão de compra, seja ela emocional ou racional.
APOIO A VENDAS: Aplicação do telemarketing que proporciona à equipe de vendas de campo contatos "quentes" e maneiras para desempenhar uma variedade de funções de apoio, como qualificação de leads, verificação de posição de créditos, controle de pedidos e entrega ou recebimento de pedidos.
APPEAL: Veja Apelo. Aquilo que demais interessante, de mais atrativo, existe em um produto ou serviço e que servirá de estímulo para sua decisão de compra, seja ela emocional ou racional. 
APPROACH: Veja Abordagem. 1. Etapa do processo de vendas na qual o vendedor se encontra com o comprador e tem sua primeira conversa com ele, devendo dar-se um início positivo ao relacionamento. 2. Maneira de tratar a criação de um anúncio ou determinada campanha .
APRESENTAÇÃO DE CAMPANHA: Exibição do conjunto de peças que compõe a campanha que a agência realiza junto ao cliente.
APRESENTAÇÃO DE LINHA DE PRODUTO: Tarefa de selecionar um ou alguns itens de uma linha de produto para representá-la.
APRESENTAÇÃO DE VENDAS: Parte do processo de venda entre a abordagem e o momento em que o cliente em perspectiva começa a fazer perguntas e objeções.
APROPRIAÇÃO DE VERBA: 1. Verba designada para uma operação determinada . O cliente 'apropria' a verba, isto é, reserva-a para uma campanha específica, ou para um período determinado. 2. É importante para que a empresa possa manter em ordem seus compromissos financeiros com os veículos de propaganda. 3. Também conhecida com AP. 4. Utilização prática do montante de verba autorizado pelo cliente para custear todas as etapas constantes de um plano de mídia, incluindo formatação das peças, tempo de veiculação, comissão de agência, impostos devidos etc.
APROXIMAÇÃO DA PROBABILIDADE PELA FREQÜÊNCIA RELATIVA- Valor da probabilidade estimado com base em observações reais.
ARBITRAGEM: Tirar proveito da diferença entre dois preços distintos para uma mesma ação ou commodity.
ÁREA COMERCIAL: Região demarcada de um centro de distribuição de produtos, caracterizada pelos apelos de diversificação e precificação dos produtos oferecidos tanto em nível de atacado como de varejo. 
ÁREA DE ATRAÇÃO COMERCIAL: Região na qual residem os consumidores que se poderiam tornar clientes de determinado ponto- de- venda.
ÁREA DE INFLUÊNCIA- Raio de ação de atração de um ponto de venda, medida potencialmente pelo tempo ou distância ideal de deslocamento do consumidor . 
ÁREA GEOGRÁFICA: 1. Área coberta por determinado veículo de mídia. 2. Área de cobertura de um plano de mídia. Veja Região geográfica: Divisão de um país em partes, constituída por um grupo de estados. No caso do Brasil, está dividido em cinco regiões geográficas, com diferentes níveis de potencial de mercado. 
ÁREAS NIELSEN: Sete áreas geográficas definidas pela empresa A.C. Nielsen, para realização de pesquisas de mercado de varejo brasileiro. Abrangem os estados litorâneos do Ceará ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Goiás, compreendendo cerca de 89% da população Brasileira.
ARGUMENTAÇÃO: Ato de explorar positivamente o principal atributo de um produto ou serviço, levando o consumidor a aceitá-lo e adquiri-lo. Também conhecida como argumento de venda.
ARQUIVO DE DADOS - Uma coleção de registros do mesmo tipo, contendo dados inter relacionados, de tal forma que podem ser identificados e acessados por um único nome. Esses arquivos usam, em geral, a extensão .DAT em seus nomes.
ABA (Associação Brasileira de Anunciantes): Associação civil sem fins lucrativos, com sedes em São Paulo, que reúne empresas anunciantes de todo o país.
ARTEMÍDIA: O vocábulo artemídia, forma aportuguesada do inglês media arts, tem se generalizado nos últimos anos como a expressão mais universal e mais abrangente para designar todas as formas de expressão artística que se apropriam de recursos tecnológicos recentemente desenvolvidos sobretudo pelas indústrias da eletrônica e da informática e que disponibilizam interfaces áudio-tátil-moto-visuais propícias para a realização de trabalhos artísticos, seja nos campos mais consolidados das artes visuais e audiovisuais, literatura, música e artes performáticas, seja em campos ainda não inteiramente mapeados e conceitualizados, como arte colaborativa baseada em redes, intervenções em ambientes físicos ou virtuais, aplicação de recursos de hardware e software para a geração de obras interativas, probabilísticas, potenciais, acessáveis remotamente etc. O termo abrange, portanto, todos aqueles trabalhos criativos que, pelas suas qualidades no plano da conceitualização, da realização e da exploração das possibilidades de linguagem abertas pelos novos meios, possam ser fruídos como formas de expressão artísticas de nosso tempo. Abrange também experiências de diálogo, colaboração e intervenção crítica nos meios de comunicação de massa. Nesse sentido, artemídia abrange e extrapola expressões anteriores, como arte & tecnologia, artes eletrônicas, arte-comunicação, poéticas tecnológicas etc. (extraído do site itaú cultural)
ARTIGO DE COMBATE: Produto vendido por um varejista por preço inferior ao oferecido pelo comércio normal e que tem a função de atrair consumidores . Também é utilizado quando o comerciante pretende trocar determinada linha de produtos.
ARTIGOS DE IMPULSO: Bens de conveniência que o consumidor não planeja comprar, mas os adquire em conseqüência de alguma forte necessidade imediatamente sentida.
ASB (ADVANCED SET-TOP BOX): Aparelho que permite o acesso a diferentes serviços, como, por exemplo , acesso à Internet e ao VDO, entre outros.
ASSIMÉTRICO- Não simétrico, prolongando-se mais para um lado do que para o outro.
ASSIMÉTRICO NEGATIVAMENTE- Assimétrico à esquerda.
ASSIMÉTRICO POSITIVAMENTE- Assimétrico à direita
ASSOCIATION ADVERTISING: Veja Propaganda cooperativa. Sistema em que os custos da propaganda de certos artigos são partilhados entre os fabricantes e os varejistas.
ATACADISTA CASH-AND-CARRY: É o intermediário que não entrega a mercadoria e cujo pagamento normalmente é a vista. Sua tradução livre do inglês seria "pegue e leve".
ATACADISTA: Empresa envolvida primariamente em atividades de comercialização de grandes volumes.
ATACADO: Todas as atividades envolvidas na venda de bens ou serviços para aqueles que compram para revenda ou uso industrial.
ATENDIMENTO: 1. Forma de prestação de serviço que uma agência de propaganda faz ao cliente integrando-se às as suas necessidades de comunicação de forma a acompanhar todas as etapas de levantamento, pesquisa, criação, produção e execução de serviços de comunicação mercadológica. 2. Área ou setor de uma gerência de propaganda encarregada de conta do cliente. 3. Procedimento das pessoas que servem de elo de ligação entre a gerência e o cliente.
ATINGIMENTO: 1. Neologismo criado pelos profissionais de marketing e comunicação. 2. Ato de atingir um consumidor através de mensagem publicitária. 3. Região geográfica ou segmento de consumidores cobertos por um meio ou veículo de comunicação.
ATITUDE QUESTION: Pergunta feita para se analisar a atitude, o comportamento e as reações do público.
ATITUDE: Avaliações, cognitivas, emocionais e tendências consistentes de uma pessoa em relação a um objeto ou idéia, sejam estes favoráveis ou desfavoráveis.
ATIVAÇÃO: 1. Ato ou efeito de ativar. 2. Um dos elementos dos 4 A's de Raimar Richers, que diz respeito a venda, distribuição, marketing direto, promoção de vendas e comunicação entre outros.
ATRIBUTO: Característica principal de um produto ou serviço, que é próprio dele.
ATRIBUTOS: Característica da Transação que influenciam significativamente a satisfação do Cliente. Agrupam-se em Áreas de Valor, várias das quais, por sua vez, integram um certo Determinante do Valor. (ex.: Qualidade Percebida pelo Mercado).
ATTENTION FACTOR: Fator de atenção. Primeiro fator psicológico do anúncio.
ATTENTION VALUE: Até onde o anúncio pode garantir, que prende a atenção inicial do leitor. Valor atenção. Atrativo publicitário.
AUDIÊNCIA ACUMULADA: Grupo de pessoas que sistematicamente foi exposto a determinada peça de publicitária tanto em um único veículo de comunicação como em vários deles.
AUDIÊNCIA BRUTA: Audiência obtidas no total sem descontar as publicações.
AUDIÊNCIA CATIVA: Pessoas ou grupo de pessoas que demonstram fidelidade a determinados veículos de comunicação.
AUDIÊNCIA HERDADA: Quando um programa de rádio ou TV recebe influência, em sua audiência, do programa que o antecede.
AUDIÊNCIA LIQUIDA: Audiência simples, sem superposição.
AUDIÊNCIA MÉDIA: Soma de audiências registradas em diferentes transmissões dividida pelo número de vezes em que houve transmissões.
AUDIÊNCIA PRIMÁRIA: Audiência obtida prioritariamente por um veículo de comunicação, como, por exemplo, as crianças em um programa infantil, os assinantes de uma revista, ou compradores de um jornal.
AUDIÊNCIA SECUDÁRIA: Audiência obtida entre pessoas ás quais o veículo de comunicação não é destinado, como, por exemplo, os adultos em um programa infantil ou as pessoas que pedem emprestado uma revista ou jornal.
AUDIÊNCIA: 1. Qualidade total de indivíduos atingidos por uma peça/campanha de marketing direto. 2. Audição, atenção dada a quem fala, conjunto de pessoas que sintonizam determinado programa de rádio ou televisão. 3. Número de ouvintes ou de telespectadores de rádio ou TV. Para jornais e revistas usa - se a expressão "número de leitores".
AUDI-MARKET: Veja Audipainel. Painel domiciliar para o estudo do comportamento de compra de produtos de consumo.
AUDIMETER: Veja Audímetro. Espécie de aparelho utilizado para medir a audiência de programas de rádio e TV através de dispositivos eletrônicos. 
AUDÍMETRO: Espécie de aparelho utilizado para medir a audiência de programas de rádio e TV através de dispositivos eletrônicos.
AVALIAÇÃO- O valor de um cliente. Ver também Valor real, Avaliação do cliente, Valor vitalício, Valor estratégico, Desvio de valor.
AVALIAÇÃO DO CLIENTE- O valor de um cliente para a empresa, composto de dois elementos. Valor real é o atual valor vitalício do cliente, e valor estratégico é o valor potencial do cliente, se ele puder ser desenvolvido até seu potencial máximo. Ver também Valor real, Valor vitalício, Participação nos negócios do cliente, Valor estratégico.
AVANT-PREMIÈRE: Expressão francesa que significa apresentação especial antes da primeira de uma sessão especial.
AVERAGE COST: Veja Custo Médio. Quociente dos custos de todos os produtos pela quantidade produzida.
AVERAGE: Veja Média. Valor que numa distribuição se determina uma regra preestabelecida e que se utiliza para representar todos os valores da distribuição. Exemplo: média aritmética, média geométrica, média harmônica.
AVILTAR: Alteração ilógica do preço.
AWARD: Veja Bonificação, Prêmio. BV - bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. Ou mesmo que bônus. Prêmios: Bens oferecidos gratuitamente ou por custos reduzidos como incentivo para a compra de um produto.
AWRENESS: 1. Conjuntos de marcas citadas espontaneamente pelos nossos consumidores, quando perguntados sobre quais marcas de determinada categoria de produto conseguem lembrar. 2. Conhecimento espontâneo, normalmente associado a marcas ou anúncios. Veja: Share of mind, Top of mind. Nível de conhecimento, lembrança espontânea, de determinado produto, serviço, propaganda etc. que tem como base de cálculo o total das marcas citadas em primeiro lugar. Percentual de participação da marca na mente do consumidor. Top of mind: Marca de produto ou serviço mais lembrado ou conhecido entre todas as marcas citadas espontaneamente. O mais citado pelo consumidor, ou seja, o primeiro lugar na mente do entrevistador. Os grupos se excluem mutuamente e são relativamente homogêneos.

B2B – BUSINESS-TO-BUSINESS – Negócios (produtos/serviços) feito de uma empresa para consumi/uso de outras empresas.
B2C – BUSINESS-TO-CONSUMER – Negócios (produtos/serviços) feitos de uma empresa para consumo/uso de pessoas físicas.
BABY BOOM: Crescimento anual da taxa de natalidade que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até o começo dos anos 60. Os baby boomers, agora na meia idade, são um dos principais alvos dos profissionais de marketing. 
BABY BOOMERS: Veja Baby boom. Crescimento da taxa anual de natalidade que se seguiu à Segunda Guerra Mundial e durou até o começo dos anos 60. Os Baby boomers, agora na meia-idade, são um dos principais alvos dos profissionais de marketing.
BACKGROUND: 1. Breve histórico sobre as condições que geram o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som que surge ao fundo de uma mensagem publicitária.
BAIXA DE PREÇOS: Redução do valor de bens de consumo ou serviços, pelo fato de terem tornado-se obsoletos ou em virtude da concorrência entre produtores.
BAIXA DE VALOR: Diminuição do valor de algum bem ou serviço.
BAIXA NO MERCADO OU CRASH: Desaceleração violenta no ritmo de um ramo de atividade econômica em mercado determinado.
BANCO DE DADOS ENRIQUECIDO: Aquele obtido pela combinação de diferentes informações que se completam.
BANCO DE DADOS PARA MARKETING: Rede de dados organizados sobre clientes individuais ou potenciais, que podem ser utilizada para gerar a qualificar a conduta dos clientes, vender produtos e serviços e manter relações com os clientes.
BANCO DE DADOS RELACIONAL: Modelo que se refere às relações de registros, ou seja, tabelas, listas de registros. Não confundir com o conceito de relacionamento.
Banco de Dados Temporal- Banco de dados geográficos no qual uma mesma área e seus atributos são enfocados em diferentes momentos . 
BANCO DE DADOS: Armazenamento de dados de forma ordenada, objetivando controlar a existência de duplicidade nas informações e facilitando o acesso ás informações armazenadas.
BANCO DE DADOS: Banco de dados é um arquivo de dados de clientes, cuja finalidade é armazenar informações importantes que possam definir e orientar o comportamento do consumidor. É importante que o banco de dados contenha informações realmente pertinentes e não apenas dados que em nada contribuirão para a empresa e suas constantes e rápidas necessidades de ação. 
BANDEIRA: Veja Cruzamento. Utilização das respostas de uma pergunta para detalhar a informação obtida em outra pergunta, ou seja, as respostas de duas perguntas são "cruzadas".
BANNER: É o formato pelo qual as propagandas aparecem na Internet. Geralmente, são linkáveis aos sites dos anunciadores. Segundo a Jupiter Recearch, uma das principais empresas de pesquisa na Internet, esse formato de propaganda tende a ser substituído por outros mais eficazes. O primeiro banner que surgiu foi e novembro/94 no site da Hot Wired. Veja bandeirola. Bandeirola: "Material de ponto de vendas". Tipo de pequena bandeira utilizada para enfeitar as lojas, nela se escrevendo o nome do produto a promover. Também conhecida como banner, é utilizada em pontos de vendas, conteúdo mensagem promocional. Pode ser confeccionada em pano, plástico ou papel.
BARREIRA À SAÍDA OU BARREIRA DE INCONVENIÊNCIA- O esforço investido pelo cliente no Relacionamento de Aprendizado Contínuo com uma empresa. Faz com que o cliente permaneça fiel porque a reinvenção do relacionamento com um concorrente seria por demais inconveniente.
BARREIRA COMERCIAL NÃO TARIFÁRIA: Barreira não monetária para produtos estrangeiros, tais como oposição a priori a ofertas de empresas estrangeiras ou padrões que sejam contrários aos aspectos dos produtos da empresa estrangeira.
BARREIRA COMERCIAL: Restrição artificial ao livre comércio de bens ou serviços entre dois países.
BARREIRA DE ENTRADA: Obstáculo ao estabelecimento ou criação de novas empresas resultantes de vantagens políticas ou econômicas desfrutadas pelas empresas estabelecidas.
BARREIRA DE TRANSAÇÃO. Fator que inibe uma troca bem-sucedida entre a firma e o cliente. 
BARREIRA DEPROTEÇÃO: Estabelecimento de elevadas tarifas de importação com a finalidade de proteger a indústria nacional.
BARREIRA: Ruído. Qualquer interferência que dificulte o processo de entendimento em um sistema de comunicação.
BARREIRAS COMPETITIVAS: São condições específicas de um negócio, local ou situação que podem dificultar ou impossibilitar a instalação da concorrência a uma empresa em determinado mercado.
BARREIRAS- Obstáculos que impedem um maior intercâmbio comercial entre empresa e cliente. Algumas barreiras ocorrem naturalmente, tais como pressão e inércia. Outras são criadas pela própria empresa, tais como horário restrito de funcionamento ou falta de disponibilidade de recursos financeiros. O uso de informações individuais dos clientes como forma de superar as barreiras pode resultar em mais transações por cliente, margens maiores por transação e um cliente mais fiel.
Base Cartográfica - Mapa que contém os elementos planialtimétricos fundamentais necessários à representação de um determinado espaço geográfico. Um conjunto de dados cartográficos que propiciam referências para os dados do usuário. 
BASE PRICE: Veja Lista de preço. Relação dos produtos diversos produtos de uma empresa.
BASE: Número de elementos utilizados como início de cálculo de percentagem de uma tabela.
BASIC DATA: Informações básicas e fundamentais.
BB (B-2): É o papel para impressão de formato 66 ´ 96 cm também chamado de formato "germânica". 
BCG: Veja Bostom Consulting Group Matrix. Forma de representar o posicionamento de seus produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas, leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias adequadas para cada situação.
BELL CURVE – Representação gráfica do ciclo de vida dos produtos; curva de distribuição normal.
BELOW THE LINE: Termo utilizado frequentemente para definir veículos promocionais que não pagam comissões. 
BEM DE CAPITAL: Produto duradouro, com máquinas e equipamentos que são utilizados para fabricação de outros produtos, que pode ser usado e depreciado em muitos anos. 
BEM DE COMPRA COMPARADA: Bem de consumo que o consumidor, no processo de seleção e compra, faz comparações com base em adequação, qualidade, preço e estilo.
BEM DE CONSUMO DURÁVEL: Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupa, canetas "de marca", malas, carteiras etc.).
BEM DE CONSUMO IMEDIATO: Produto geralmente destinado á satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada.
BEM DE CONSUMO: Bem comparado pelos consumidores finais para consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente (sabonete, refeição, pasta de dente etc.)
BEM DE CONVENIÊNCIA: Bem que o consumidor costuma comprar com frequência, de imediato e com o mínimo esforço durante o processo de comparação e compra.
BEM DE ESCOLHA: Bem adquirido somente depois de terem sido avaliados os produtos concorrentes, em torno de preço, qualidade, estilo e cor.
BEM DE GIFFEN – Exceção à lei da procura, bens cuja quantidade demandada aumenta com o aumento do preço; paradoxo de Giffen.
BEM DE TRANSFORMAÇÃO: Matéria-prima ou produto semi-acabado que entra na fabricação de bens de consumo.
BEM DURÁVEL: Veja Bem de consumo durável. Bem que não se deteriora com o uso imediato, conservando ao longo do tempo certo valor econômico (roupas, canetas "de marca", malas, carteiras etc.)
BEM IMATERIAL: Bem que, embora não existindo a natureza, é objeto de relações jurídicas, como, por exemplo: o nome e as marcas características da empresa, os direitos autorais e os direitos de invenção.
BEM INDUSTRIAL: Bem comprado por indivíduos e organizações para novo processamento ou para utilização na condução de negócios.
BEM INFERIOR – Fenômeno inverso do bem normal em que a quantidade demandada diminui quando aumenta a renda do consumidor.
BEM INTANGÍVEL: Bem que não pode ser percebido pelos sentidos, como os serviços 
BEM NÃO DURÁVEL: Veja Bem de consumo imediato. Produto geralmente destinado a satisfação de uma necessidade imediata do consumidor e/ ou de sua família, exaurem-se com o uso e têm, em geral, durabilidade limitada. 
BEM NÃO PROCURADO: Bem de consumo cuja existência o consumidor desconhece ou normalmente não pensa em procurar.
BEM TANGÍVEL: Bem cujas características podem ser fisicamente percebidas, através de visão, audição, tato, paladar ou olfato.
BEM: Aquilo que se produz em função de uma necessidade material. Benchmark - Conjunto de atividades preparadas para medir a performance de um determinado sistema, tanto para hardware como para software, numa configuração pré-determinada, definida como padrão de referência. 
BENCHMARK STUDY: Estudo feito para se ter base para uma avaliação de futuros projetos de pesquisa.
BENCHMARKING: 1. Comparação do desempenho de produtos e processos com o daqueles de empresas líderes. 2. Arte de descobrir como e por que algumas empresas podem desempenhar muito mais tarefas do que outras. O propósito de uma empresa fazer benchmarking é imitar ou melhorar os melhores desempenhos de outras empresas.
BENEFÍCIO PERCEBIDO. O que os clientes acham que devem pagar pelos benefícios que recebem de um produto ou serviço. 
BENEFIT: Benefício (vantagem) que deve ser o princípio da mensagem num anúncio.
BENS DE CONSUMO: Bens comprados pelos consumidores finais para o consumo pessoal. São aqueles que os consumidores compram regularmente. 
BERKSHIRE HATHAWAY: Companhia têxtil comprada por Buffett em 1965 e por ele transformada em veículo extremamente bem-sucedido para outras atividades.
BETA ( B)- Símbolo usado para representar a probabilidade de um erro tipo II.
BG: Veja Background. 1. Breve histórico sobre as condições que geram o objetivo da pesquisa. 2. Qualquer tipo de ruído ou som que surge ao fundo de uma mensagem publicitária.
BILLING: Faturamento total. Em desuso no Brasil. Substituímos pela palavra portuguesa faturamento.
BIMODAL- Que tem duas modas.
BIODEGRADÁVEL: Material que se decompõe através da ação de micro-organismos.
BIRÔ DE MÍDIA: Entidade que representa o anunciante ou a agência de propaganda nas negociações com os veículos utilizados para comunicação. Prestadora de serviços de planejamento e/ ou compra de espaços publicitários. Podem ser de quatro espécies: 1. os independentes - não associados a agências ou anunciantes (brokers); 2. Os vinculados à agência ou anunciante - neste último caso, também chamados in house - media buying; 3. as centrais ou consórcios de agências; e 4. As centrais de mais de um anunciante.
BIT: Menor quantidade possível de informação transmitida por um sistema.
BLACK MARKET : Situação em que os bens e os serviços são comercializados a preços mais elevados, devido a escassez ou falta de disponibilidade nos canais normais de distribuição.
BLOCO- Em análise da variância, um grupo de indivíduos similares.
BLUE CHIP STAMPS: Empresa de comércio de selos comprada pela Berkshire Hathaway em 1983.
BODY COPY: Parte principal do texto, onde se desenvolve a persuasão para a venda.
BODY: Corpo de anúncio. Pode ser também as fontes de tipos usados na composição gráfica .
BOI DE PIRANHA: Artifício de ofertar um produto em condições diferenciadas, visando colocar outros produtos no mercado. Em marketing político, candidato indicado para ser queimado e derrotado.
BOICOTE: Constrangimento, provocação de dificuldades nas relações comerciais.
BONIFICAÇÃO: BV - bonificação por volume. Descontos ou vantagens oferecidas pelos veículos em função do volume de trabalho executado por uma agência de propaganda. O mesmo que bônus.
BÔNUS DE DESCONTOS: Forma difundida para intervir de maneira tática, ou seja, a curto prazo, no preço do produto, sem mexer em sua embalagem, são distribuídos por meios de diversos canais para aqueles consumidores que possuírem a prova de compra do produto.
BONUS PACK: Embalagem promocional que oferece ao consumidor uma quantidade a mais do produto em relação à embalagem convencional pelo mesmo preço.
BOOM: Crescimento anormal dos negócios em período determinado.
BOOMERANG: Técnica para ultrapassar as objeções de venda que utiliza os argumentos do cliente para não comprar como base para traçar as razões de compras.
BORDER: Cercadura. Contorno de fios ou vinhetas que se põem em composição ou gravura, guarnição, orla, tarja, quadro.
BOSTON CONSULTING GROUP MATRIX (MATRIZ DO BCG): Forma de representar graficamente o posicionamento dos seus produtos no mercado tendo como variáveis o crescimento do setor e a participação relativa de mercado. A matriz identifica quatro tipos de produtos ou famílias de produtos: estrelas, vacas leiteiras, criança prodígio e cachorros, sugerindo estratégias adequadas para cada situação.
BOX PALLET: Caixa que pode ser produzida de diferentes materiais, utilizada para o transporte e a apresentação de grandes quantidades de mercadorias em pontos-de-vendas, como: supermercados, hipermercados, lojas atacadistas e varejistas.
BRADIES. São os títulos da dívida externa brasileira. Eles foram apelidados de bradies logo após a adesão do Brasil ao Plano Brady em 1994 e o seu lançamento no mercado. O Plano Brady foi idealizado por Nicholas Brady, ex-secretário do tesouro dos EUA. Ele conseguiu refinanciar vários países endividados ao propor aos bancos credores que abrissem mão de uma parte de créditos a receber em troca de novos títulos lastreados por papéis do Tesouro dos EUA, considerados de risco zero pelo mercado. 
BRAINSTORM: Reunião descontraída, livre de crítica, onde os participantes têm direito pleno de emitir qualquer idéia, por mais absurda que seja. O brainstorm, geralmente, é a fase inicial dos trabalhos de uma campanha de propaganda na agência. Brainstorming - Técnica utilizada para geração de idéias. Consiste na proposta de relacionar todo tipo de associações possíveis a uma determinada situação, sem nenhuma análise sobre sua pertinência, para avaliação posterior. 
BRAINSTORMING: Técnica que consiste em reunir um grupo de pessoas com o objetivo de produzir o maior número de idéias, "o que vier na cabeça", e depois selecioná-las para achar a solução do problema .
BRANCH HOUSE: Filial.
BRANCH OFFICE: Escritório regional.
BRAND ACCEPTANCE: Aceitação dada a uma marca ou produto.
BRAND ASSOCIATION: Associação da marca. É a marca identificada pelo consumidor por meio de uma pesquisa ou associada à satisfação de um desejo
BRAND CONSCIOUSNESS: Consciência de marca.
BRAND DEMAND: Preferência do consumidor por determinada marca.
BRAND EQUITY: Valor agregador resultado de transformação de um produto numa marca. O conceito de brand equity atribui a determinadas marcas um valor superior ao que os consumidores lhe atribuem.
BRAND EXTENSION: Adição de um novo produto a uma linha já existente sob a mesma marca.
BRAND FAMILIARITY: Habilidade do consumidor de conhecer uma particular marca de produto.
BRAND IMAGE: Veja Imagem corporativa. 1. Grupo de crenças que os consumidores têm acerca de determinada marca. 2. Uniformidade de todos os elementos internos e externos do ponto de venda. Contribui, junto com os produtos, para tornar "única" a atmosfera característica daquele sistema de franchising.
BRAND LEADER: Marca líder. Produto considerado o melhor em seu mercado ou comercializado de acordo com esse pressuposto.
BRAND LOYALTY: É a fidelidade em relação a marca de um produto, dada pelo consumidor.
BRAND NAME: Nome da marca, sua parte verbal, por oposição à pactória.
BRAND PREFERENCE: Preferência de uma marca.
BRAND RECOGNITION: Reconhecimento de um produto por meio de um anúncio.
BRAND STRATEGY: Estratégia de marca. Planos e táticas relativos à utilização de marcas.
BRAND SWITCHING: Mudanças do consumidor na compra de uma marca.
BRAND: Veja Marca. Identificação sob a forma de nome, símbolo, termo, desenho ou alguma combinação de todos, que diferencia um produto de seus similares.
BRANDED: Artigos de marca registrada.
BREAK-EVEN POINT: Veja Ponto de equilíbrio e ponto de nivelamento. Definição de um preço para cobrir os custos de fabricação e marketing de um produto ou para atingir um lucro desejado. Ponto onde a oferta é igual à demanda, volume de venda em que se igualam custo e receita e no qual a empresa não apresenta lucro ou prejuízo. Ponto de nivelamento: Volume de vendas quando a receita total é igual aos custos totais.
BREAK-UP: Quebra de mercadorias inutilizando-as por não poderem ser vendidas normalmente.
BRIEF: Soma de conhecimento que abrangem a situação de mercado e o produto ou serviço em relação a suas características intrínsecas, aos concorrentes e aos objetivos gerais da empresa e do plano de marketing, em termos de venda ou imagem.
BRIEFING - Levantamento da situação de uma marca ou empresa, seus problemas e oportunidades, objetivos e recursos disponíveis para atingí-los. Base do processo de planejamento. 
BRIEFING: 1.Resumo de uma discussão; são os pontos a discutir. Geralmente, é aquilo que o cliente transmite, como expressão do trabalho que necessita ao contato, ou diretamente, a um grupo da agência. 2. Passagem de informações e de instruções de modo ordenado, fornecida para o correto desenvolvimento de uma entrevista. De maneira geral, o briefing é um documento que um profissional de marketing transmite a quem vai realizar uma campanha publicitária promocional, de relações públicas ou uma pesquisa de mercado.
BRIFAR: Ato de passar o briefing para outra parte envolvida.
BRINDE DE PROPAGANDA: Artigos úteis com o nome do fabricante impresso, oferecido como presentes aos consumidores.
BRINDE: Instrumento utilizado para reforço de vendas; na determinação dos brindes, os fatores importantes para identificação ou análise são: adequação dos brindes, efeito sobre as recompras, lucro líquido, custo de brinde e remessa.
BROADCAST ADVERTISING: Publicidade utilizada em rádio.
BROADCAST: 1. Palavra usada para designar a estratégia de programação de televisão. Vem sendo muito utilizada para definir a estratégia de programação de conteúdo da Internet, pois as duas partem da mesma concepção. 2. Radiodifusão em canais abertos, de livre acesso ao público. Termo indicativo de rede de rádio ou TV.
BROCHURA: Determinado tipo de encadernação no qual os cadernos são colocados ou costurados, tendo como carta um cartão ou papel de alta gramatura, chamada comumente de "capa mole".
BROWSER: A palavra browse significa "procurar", "fuçar". Browser é uma interface de busca na Internet, que tem, em português o nome de navegador. O primeiro browser, Mosaic, foi criado em 1991 pelo laboratório Cern. Hoje, os mais conhecidos são o Netscape e o Explorer. Em termos de marketing, o browser permite uma série de interações com o usuário, desde saber suas preferências da layout de tela até os lugares por onde andou. Isso tende a se sofisticar cada vez mais.
Budget - Orçamento em inglês. Geralmente utilizado para definir a verba disponível para um projeto ou período de tempo.
BUDGET: Veja Orçamento. 1. Cálculo da receita ou da despesa. 2. Estimativa das entradas e despesas correspondentes a determinado período de tempo. 3. Cálculo de custo futuro. 4. Instrumento de programação das atividades da empresa e de controles dos resultados, a fim de avaliar eventuais desvios do programa.
BUFFALO EVENING NEWS: Empresa jornalística comprada pela Berkshire Hathaway em 1977.
BUILD-UP: Veja Promoção. 1. Tarefa de informar, persuadir e influenciar os indivíduos na escolha de certo produto ou serviço. 2. Um dos quatro P's da classificação do composto mercadológico de MaCarthy.
BULK DISCOUNT: Veja Desconto sobre volume. Redução de preço para cliente que clientes que compram um produto em grande volume.
BULLETIN: Boletim informativo de mala direta ou cartaz pintado de anúncio externo, e ainda podendo ser publicidade ao ar livre.
BUSINESS CARD: Cartão de empresa comercial.
BUSINESS GIFTS: Brindes para utilização em escritórios, tais como agendas, canetas, porta - lápis, abridores de cartas etc.
BUSINESS PAPER: Publicidade especializada e direcionada a determinada empresa.
BUTTON: Botão geralmente de plástico, com símbolos e frases sobre determinada marca, muito usado em promoções para identificar pessoas ou ser distribuído como brinde.
BUYER BEHAVIOR: Veja Comportamento do consumidor. Maneira pela qual um indivíduo ou grupo toma decisões relacionadas à seleção, compra e uso dos bens e serviço.
BZs- Ver Clientes abaixo de zero.


CABO ELEITORAL: Em marketing político, indivíduo que por meio de relações pessoais e prestígio individual arregimenta o eleitorado. 
CACHÊ: Pagamento efetuado a profissionais ou amadores para desempenharem determinadas funções por tempo determinado. A importância que se paga ao artista por representação ou, ainda, ao modelo por posse fotográfica em anúncio ou filme comercial.
CADASTRO: Mailing list - relação de dados que contém principalmente nome e endereço de pessoas ou empresas de segmentos que possam participar de uma ação mercadológica através do envio de mala direta.
CADEIA DE DEMANDA- A cadeia de transações a começar pelo cliente, passando pela rede de distribuição, até o fabricante ou prestador de serviços original. A cadeia de demanda é similar à cadeia de fornecimento, porém vista da perspectiva oposta.
CADEIA DE EMISSORAS: Reunião permanente ou temporária de emissoras de rádio ou TV para transmissão simultânea de fatos ou programas.
CADEIA DE LOJAS: Dois ou mais distribuidores que pertencem à mesma fonte e são por ela controlados, fazem compras e marketing centralizado e vendem mercadorias similares.
CADERNO REGIONAL: Suplemento publicitário das revistas e jornais nacionais, veiculado em regiões específicas.
CADERNO: Termo jornalístico que especifica seção voltada para um único tema ou público - alvo determinado.
CALHAU: Pequeno texto ou anúncio utilizado para preencher espaços não comercializados em revistas ou jornais.
CALL RATE: Quantidade de contatos pessoais feitos com clientes, dentro de um intervalo de tempo.
CAMADA SOCIAL: Divisão dos consumidores que seguem parâmetro de cultura, costumes, padrões e renda.
CAMPANHA DE MANUTENÇÃO: Esforço publicitário, realizado após o lançamento do produto com o objetivo de manter a situação desfrutada atualmente pelo produto ou serviço.
CAMPANHA DE VENDAS: Programa que tem por finalidade incentivar o aumento de demanda de um produto ou serviço.
CAMPANHA PUBLICITÁRIA: Totalidade de peças publicitárias criadas segundo um planejamento anterior e que serão veiculadas para um público - alvo definido.
CAMPANHA: Conjunto de ações e esforços para se atingir um fim determinado. Totalidade das peças publicitárias criadas segundo um planejamento anterior e que serão veiculadas para um público - alvo definido. Conjunto de operações mercadológicas com um objetivo determinado.
CAMPO: Denominação atribuída ao trabalho de entrevistas de uma pesquisa, sua verificação ou supervisão. Diz-se também da área pesquisada, que é o campo da pesquisa. É errôneo seu uso como sinônimo de amostra ou de universo.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO IMPESSOAL: Meios eu transmitem mensagem sem contato ou intervenção pessoal, incluindo mídia, atmosfera e eventos.
CANAIS DE COMUNICAÇÃO PESSOAL: Canais através dos quais ou mais pessoas se comunicam diretamente umas com as outras, incluindo comunicação face a face, de uma pessoa para o público, pelo telefone ou pelo correio.
CANAIS PREMIUM: Canais opcionais agregados ao pacote básico oferecidos por uma operadora de TV por assinatura, pelos quais o cliente paga uma taxa adicional. Veja Canais basic. Canais sugeridos pela operadora de TV por assinatura para toda sua carteira de assinantes. Geralmente o pacote é constituído aberto e outros, exclusivos para os assinantes. Veja Canais basic. Canais sugeridos pela operadora de TV por assinatura para toda sua carteira de assinantes. Geralmente o pacote é constituído por canais abertos e outros, exclusivo para os assinantes. 
CANAIS REVERSOS: São canais de recepção de produtos empregados para recuperar mercadorias não desejadas pelos consumidores.
CANAL CONVENCIONAL DE DISTRIBUIÇÃO: Canal que consiste em um ou mais produtores, atacadista e varejistas independentes, cada um constituindo um negócio separado, tentando maximizar seus próprios lucros, mesmo às custas dos lucros do sistema como um todo.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO- Tipos de estabelecimento com o mesmo perfil, cujo objetivo é o suprimento ou abastecimento de um determinado produto ao consumidor final. 
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: 1. Todas as etapas do caminho percorrido para a distribuição de bens desde o produto até o consumidor. 2. Grupo de organizações interdependente envolvido no processo de tornar um produto ou serviço disponível para uso ou consumo pela indústria ou pelo consumidor.
CANAL DE MARKETING DIRETO: O mais conhecido uso do marketing direto; é empregado como um típico canal de distribuição para venda de produtos e serviços diretamente ao consumidor. Pedido por correspondência.
CANAL: Meio ou veículo de comunicação utilizado para levar a mensagem até o público - alvo.
CANIBALIZAÇÃO DE MERCADO: Resultado da introdução de um novo produto que tomará parte do mercado de um produto já existente do mesmo fabricante.
CANIBALIZAÇÃO: Em marketing político, nova mensagem que se sobrepõe à anterior, tirando-lhe a força. Ocorre quando um produto novo é acrescentado à linha existente, tirando da mesma vendas e lucros.
CANNIBALIZING THE MARKET: Veja Canibalização de mercado. Resultado da introdução de um novo produto que tomará parte do mercado de um produto já existente do mesmo fabricante.
CAPACIDADE GERENCIAL: Equipe qualificada, apta a tomar decisões com agilidade. É uma vantagem competitiva.
CAPACIDADE OCIOSA. É a diferença existente entre o volume efetivo da produção e o que seria possível produzir com a capacidade instalada. 
CAPITAL ABERTO: Empresa que tem suas ações distribuídas entre seus acionistas, as quais são negociadas em Bolsa de Valores.
CAPITAL DE GIRO - Parte dos bens de uma empresa representados pelo estoque de produtos e pelo disponível (imediatamente e a curto prazo) 
CAPITAL DE GIRO: Importância financeira destinada a custear as próprias operações mercantis.
CAPITAL DE RISCO - Capital investido em atividades em que existe a possibilidade de perdas. 
CAPITAL FECHADO: Empresa que tem seu capital subscrito por número determinado de sócios.
CAPITAL INTENSIVE: Quantidade de capital investido em uma atividade na qual o peso do custo da mão-de-obra é inferior ao de emprego de capital. Por exemplo: extração de petróleo, indústria automobilística etc.
CAPITAL: Bens e patrimônio da empresa.
CAPITALIZAÇÃO: Reaplicação dos lucros de uma empresa em seu próprio patrimônio.
CAPTION: Pequeno texto que acompanha uma imagem a fim de esclarecer o assunto.
CARACTERÍSTICA: Toda qualidade que constitui um ponto de diferenciação. Usado no plural, o termo indica complexo de dados relativos a um produtos ou serviço. Característica opcionais: são particularidades inerentes a cada produto ou serviço, as características são do tipo cores diferentes, tamanhos originais etc.
CARRO-CHEFE- Produto de maior representação dentro de uma linha de produtos. 
CARTA DE CRÉDITO - Carta cujo signatário autoriza o destinatário a entregar a uma terceira pessoa certa importância em dinheiro ou determinada quantidade de mercadorias. 
CARTA DE CRÉDITO: Importância colocada à disposição de determinadas pessoas durante período definido.
CARTA PATENTE: Documento decidido pelo governo garantido uma concessão por período definido e segundo condições predeterminadas.
CARTÃO- RESPOSTA: Peça comumente usada no marketing direto e que facilita a resposta, por parte do consumidor, sobre o pedido de determinado produto ou serviço. Exemplo: quando da assinatura de jornais ou revistas.
CARTAZ DE PDV: Veja Cartaz de ponto- de- venda. Peça impressa em diversos tipos de material, com finalidade de promover o produto, utilizando-se para isso de mensagem escrita ou imagens, para ser fixado no PDV.
CARTAZ DE PONTO - DE -VENDA: Peça impressa em diversos tipos de material, com finalidade de promover o produto, utilizando-se para isso de mensagem escrita ou imagens, para ser fixado no PDV.
CARTAZETE: Peça de ponto de venda. É um pequeno cartaz que se usa para colocar em cima do produto e destacá-lo na loja.
CARTEL: 1. Entendimento comercial entre empresas produtoras, as quais, embora conservem a autonomia interna, organizando-se em grupos para distribuir entre si os mercados e determinar os preços, suprimindo a livre concorrência. 2. União ilegal de empresários do mesmo ramo visando, através de práticas ilegais, combater a concorrência.
CASCATA DE DISTRIBUIÇÃO- A cascata de diferentes relacionamentos dentro do sistema de distribuição. Tais relacionamentos começam no fornecedor original do produto ou do serviço, e vão se estendendo em cascata pelo armazém / distribuidor, varejista ou revendedor, até o cliente final. Cada "nível" desta cascata pode ser tratado com uma base de clientes caracterizada por seu próprio conjunto característico de necessidades e de diferenças de valor.
CASE STORY: História de um caso de marketing ou propaganda, aqui, o empréstimo lingüístico se torna absolutamente necessário.
CASE: 1. O mesmo que caso. Normalmente, usa - se esta palavra para exemplificar determinado acontecimento pela citação de todas as etapas que o compuseram. 2. Acontecimento de sucesso. Um "caso", em português, nunca será o de marketing.
CASH DISCOUNT: Desconto para o pagamento a vista.
CASH FLOW: 1. Fluxo de caixa. 2. Previsão das necessidades financeiras.
CASH: Pagamento a vista.
CATEGORIA - Conjunto de produtos gerenciáveis entre si que atendem a uma necessidade do consumidor, percebidos como substitutos ou interelacionados. 
CDL (CLUBE DOS DIRIGENTES LOJISTAS): Entidade que reúne todas os comerciantes da área de mercadorias, englobando eletrodomésticos, móveis, roupas, presentes, ótica etc.
CD-ROM (COMPACT DISC-READ ONLY MEMORY): 1. CD com memória somente para leitura. É um disco de leitura a laser que contém informações digitais para serem lidas por um computador. Em termos de marketing, é um excelente veículo, que permite o uso da multimídia e da interatividade. É capaz de guardar 650 Megabytes. Será substituído pelo DVD. 2. Plataforma básica da multimídia. Disco com leitura a laser que armazena grande volume de dados. Sua capacidade de armazenamento é de 650 MD de informações, o equivalente a 250 mil páginas de texto impresso ou 75 minutos de filme digital full motion.
CÉLULA- Categoria utilizada para separar dados qualitativos ( ou atributos ).
CÉLULAS DE PROSPECÇÃO: Segmento (grupo) de consumidores potenciais identificados como prospect.
CENÁRIO DE REFÊNCIA: Cenário que agrupa fatores internos e externos a empresa, que possa, de alguma maneira, indicar novas oportunidades ou até mesmo evidenciar alguns problemas.
CENSO- Coleção de dados referentes a cada elemento de uma população.
CENSO GEOGRÁFICO - Levantamento físico de todos os pontos de venda/distribuição relacionados a um segmento do mercado 
CENSO: Reunião de dados estatísticos dos habitantes de uma região.
CENTIMETRAGEM: Utilizada na área jornalística, serve para delimitar espaços de um anúncio a partir da multiplicação do número de colunas pela altura em centímetros (cm/coluna).
CENTÍMETRO DE COLUNA: Unidade para cálculo dos espaços comercializados em jornais. Corresponde à altura de um centímetro à largura de mais ou menos 4,5 cm.
CENTRAL LOCATION: Local de afluxo de pessoas onde possíveis entrevistas são abordados. Comumente, refere-se a uma loja ou sala em local comercial que serve como centro de pesquisas e para onde são levados os consumidores conectados previamente. Esta é uma técnica muito utilizada em testes de produtos.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO: Depósito de grande parte, altamente automatizado, projetado para receber produtos de várias fábricas e fornecedores, receber pedidos, preenchê-los de forma eficiente e entregar os produtos aos clientes com a maior rapidez possível.
CENTRO DE LUCRO: Segmento de negócio responsável pelas receitas e despesas.
CENTRÓIDE- O ponto ( x e y) de uma coleção de dados.
CERCA DE PIQUETES- Forma de descrever o tratamento especial que uma empresa dará a seus clientes mais valioso, juntos aos quais praticará o marketing 1:1. A cerca de piquetes divide esses clientes e os protege das iniciativas de marketing orientado para produto e programa, as quais caracterizam a concorrência tradicional de mercado agregado. Ver também Plano de transição.
CHAMADA ABANDONADA: Chamada recebida pelo equipamento automático de um centro de telemarketing que não chegou ao posto de trabalho do tele operador porque a pessoa desligou, geralmente por ter esperado demais.
CHAMADA EFETIVA: Chamada feita a um cliente ou prospect a partir de um centro de telemarketing.
CHAMADA OCUPADA: Chamada que não é completada porque o cliente recebe um sinal de "ocupado" no telefone. 
CHANCES A FAVOR- ( odds in favor) Razão da probabilidade da ocorrência para a probabilidade da não- ocorrência de um evento, usualmente expressa como a razão de dois inteiros sem fatores comuns.
CHANCES CONTRA- ( odds aagainst ) Razão da probabilidade da não ocorrência de um evento para a da ocorrência de um evento, usualmente expressa na forma a:b, onde a e b são inteiros sem fatores comuns.
CHAT: Do inglês chit and chat (bate-papo), a palavra chat, na Internet, como o próprio nome diz, significa lugar onde as pessoas batem papo, geralmente dividido por temas ou assuntos de interesse. Inicialmente, isso ocorria apenas por meio de textos escritos, mas atualmente já é possível "bater papo" com imagens, voz e avatares (personagem). Em termos de marketing digital, chat é um instrumento que pode ser potencializado de várias maneiras, por exemplo, convidando-se uma personalidade ou especialista em determinado assunto para participar do papo.
CHECK OUT: Caixa registradora de supermercado.
CHECK: Verificar, controlar o desenvolvimento de criação e produção de peças de comunicação em suas diversas etapas.
CHECKING: Trabalho de conferência de efetividade da veiculação das mensagens autorizadas, incluindo a qualidade de impressão ou transmissão e a precisão de horário ou posição. Veja Verificação. Processo de controle de qualidade e fiscalização pelo qual uma parte dos entrevistados é revisitada para verificar se a coleta das informações foi feita conforme o treinamento e instrução recebida. 
CHECKLIST: Lista dos itens que devem ser verificados quanto a sua obediência a padrões previamente estabelecidos, seja de quantidade, seja de qualidade, ou de ambos.
CHEF EXECUTIVE OFFICE (CEO): Principal executivo de uma organização.
CICLO DE SERVIÇO: Série de "momentos da verdade" atribuída a um cliente, ou segmento de Clientes, deflagrada a partir do momento em que este entra em contato com a Organização de Serviços.
CICLO DE VENDA DO PRODUTO: Ciclo representado num gráfico que mostra, com base no ritmo de vendas durante determinado período, a evolução do produto ao longo de quatro fases consecutivas: introdução, crescimento, maturidade, e declínio.
CICLO DE VIDA - Termo utilizado para definir os períodos de vida de um produto, que começa com seu lançamento, sustentação, declínio e, muitas vezes, reciclagem. 
CICLO DE VIDA DO CANDIDATO: Em marketing político, estágios por que deve passar o candidato: lançamento, crescimento, maturidade e declínio.
CICLO DE VIDA FAMILIAR: 1. Estágios pelos quais uma família pode passar à medida que seus membros amadurecem. 2. Estágios relacionados com a forma como a família se forma, cresce, se desenvolve e muda seus padrões de consumo.
CICLO MERCADOLÓGICO: 1. Vida de um produto desde sua concepção. 2. Estudos dos diversos períodos que compõem a criação, a produção, a divulgação, a comercialização e a aceitação de um produto.
CIF (COST, INSURANCE, FREIGHT): Determinação especificada em um contrato de compra e venda que inclui a entrega da mercadoria no ponto de embarque, o respectivo frete e também o seguro, dentro de um valor pré - estipulado.
CIMEIRA. Significa uma reunião de cúpula ou do mais alto nível entre representantes de governos ou de instituições políticas ou econômicas. 
CINESTESIA: 1. Movimento. 2. Sentido pelo qual se percebem os movimentos característicos do corpo. 3. Segundo o estudioso Umberto Eco, as posições do corpo, os comportamentos gestuais e as expressões do rosto são fenômenos que estão entre o comportamento e o comunicativo.
CIRCUITO ABERTO: Em rádio ou televisão, as emissões de caráter aberto, que qualquer aparelho sintonizador pode captar.
CIRCUITO FECHADO: Tipo de transmissão restrita, dirigida a público definido.
CIRCULAÇÃO CONTROLADA: Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou a grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO DIRIGIDA: Veja Circulação controlada. Total da circulação gratuita dirigida a determinados segmentos da população ou a grupos profissionais.
CIRCULAÇÃO FRACIONADA: Este de anúncio é aplicado apenas em revistas ou jornais, quando o anunciante pretende divulgar seu produto ou serviço em determinadas regiões do país.
CIRCULAÇÃO FRACIONÁRIA: Veja Circulação fracionada. Este de anúncio é aplicado apenas em revistas ou jornais, quando o anunciante pretende divulgar seu produto ou serviço em determinadas regiões do país.
CIRCULAÇÃO GRATUITA: Veja Circulação promocional. Circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO PROMOCIONAL: Circulação gratuita dirigida aos anunciantes, agências e segmentos de formadores de opinião.
CIRCULAÇÃO VERIFICADA: Circulação certificada por um instituto especializado em verificações de circulação ou firma de auditoria contábil.
CIRCULAÇÃO: 1. Total de exemplares de uma edição de jornal ou revista efetivamente distribuídos ou vendidos. 2. Diferença entre tiragem e o encalhe de uma edição.
CLASSE SOCIAL - Divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamento similares. 
CLASSE SOCIAL: Estrato de pessoas que em uma sociedade ocupam posições próximas por causa da semelhança na profissão, instrução e renda.
CLASSE SOCIOECONÔMICA: Parte da população agrupada por suas características de renda, arbitradas pelas entidades representativas do mercado publicitário. As pessoas são classificadas em grupos segundo critério que mede a propensão do consumo, perguntando às pessoas que tipos de bens e quanto desses bens possui. O critério mais utilizado pelas agências de propaganda e veículos de comunicação é o da ABI-ABIPEME, que define cinco classes: A, B, C, D e E.
CLASSIFICADO: Tipo de anúncio, geralmente, de pequenas dimensões, publicado pelos jornais. Agrupado por área de interesse.
CLIENTE FINAL: Consumidor ou usuário final dos bens ou serviços gerados a partir da tecnologia.
CLIENTE FLUX - Clientes de um ponto de venda que residem ou trabalham num raio de 3 a 5 minutos de caminhada. 
CLIENTE INATIVO: Cliente que não compra ou não se serve mais da empresa por diversos motivos. Os dados desse cliente são importantes para a empresa, pois são uma fonte de informações.
CLIENTE INTERNO: Quadro funcional da empresa. Envolve todos os escalões e departamentos. É o ponto de partida para o sucesso do programa de fidelização. O trabalho em equipe assume importância na sua base, pois, se não houver comprometimento do time interno, o cliente externo não poderá ser fidelizado. 
CLIENTE POTENCIAL: Cliente que poderia ser da empresa, mais ainda não é.
CLIENTE PRIME: O cliente apontado pelos dados da Pesquisa de Satisfação do Cliente como sendo leal à empresa ou à marca. Aquele que irá pensar duas vezes antes de aceitar ou não uma oferta concorrente, mesmo que seja aparentemente melhor. Diferencia-se de outros Clientes tidos como "satisfeitos", "vulneráveis" e "de risco".
CLIENTE SEMIFLUX - Clientes de um ponto de venda que residem ou trabalham num raio de 10 a 15 minutos de caminhada. 
CLIENTE TOTAL: O cliente que avalia e busca aumentar o Valor extraído de uma Transação. (Ou seja, aquele que não se conforma em adquirir apenas um produto ou um serviço bem feito e de baixo custo.)
CLIENTE TRAFFIC - Clientes de um ponto de venda que residem ou trabalham num raio de mais de 15 minutos de automóvel 
CLIENTE: 1. Constituinte, em relação ao advogado, ou procurador. Divididos em mercado - alvos, podem ser: consumidores, industriais, revendedores, empresas governamentais e internacionais. 2. Forma pela qual os publicitários designam os anunciantes, os empresários em geral, quando vinculados a uma agência de propaganda. Veja Quatro "C's". Cross Cultural Consumer characteristics (Características culturais comparadas de consumidores). Método para dividir os mercados globais, desenvolvido pela Young e Rubicam, usando um algoritmo que combina o perfil socioeconômico do consumidor com respostas a 22 tipos de estilos de vida. Considera: cliente, conveniência, custo e comunicação.
CLIENTE: Toda a entidade ou pessoa que se beneficia com o resultado de uma Transação.
CLIENTES ABAIXO DE ZERO (BZ- BELOW ZERO)- Clientes BZ, no grau da hierarquia, cujo custo de atendimento é maior do que o retorno que possam algum dia vir a dar. Este grupo é o outro lado da moeda do princípio de Pareto: os 20 por cento da base que geram 80 por cento dos prejuízos, dores de cabeça, telefonemas de cobrança etc.
CLIENTES DO SEGUNDO NÍVEL- Clientes não tão valiosos quanto os CMVs, mas que poderiam vir a sê- lo, caso a empresa conseguisse aumentar sua participação nos negócios daqueles clientes.
CLIENTES INDUSTRIAIS E ORGANIZACIONAIS: São formados por empresas que adquirem produtos para revender ou para produzir outros bens e serviços.
CLIENTES MAIS VALIOSOS- Aqueles com o mais alto valor real para a empresa- os clientes que mais fazem pedidos, geram as mais altas margens e se mostram mais dispostos a cooperar, tendem a ser os mais leais, em cujos negócios a empresa tem a maior participação. Ver também Clientes abaixo de zero, Clientes do segundo nível.
CLIMBERS: Indivíduos divididos entre seus laços tradicionais e a abertura para as últimas novidades culturais e técnicas, buscam soluções de compromisso entre o risco e a segurança.
CLIPPING FILE: Pastas que armazenam recortes de anúncio. Muito usados em departamentos de criação.
CLIPPING: Conjunto de recortes, assuntos e anúncios sobre assunto predeterminado.
CLUBES DE DEPÓSITO ou CLUBES ATACADISTAS: Lojas de fabricantes que vendem uma seleção limitada de itens de mercearia com marcas, eletrodomésticos, roupas e uma mixórdia de outros produtos com grandes descontos para membros que pagam anuidades.
CLUSTER: Conglomerado urbano onde se realiza a coleta de dados. É comumente chamado de quarteirão, mas pode ser um conjunto de quarteirões de uma região na qual o entrevistador deverá realizar determinado número de entrevistas.
CMP/MALA DIRETA: Custo total de envio de mil malas diretas. É composto de quatro partes: custo de impressão, custo da lista, custo de postagem e custo de manipulação/expedição. Ao contrário dos EUA, onde não é usual incluir o custo de criação e produção, no Brasil ele é normalmente considerado, provavelmente pela constante instabilidade econômico - mercadológica que reduz drasticamente a via útil de uma peça de mala direta.
CMV- Cliente mais valioso.
COBERTURA DE MERCADO: Parte do mercado potencial que a força de vendas da empresa está em condições de contatar e explorar.
COBERTURA: 1. Cobertura de público, é total de pessoas atingidas pelo menos uma vez por veículo ou combinação de veículos de uma programação. 2. Cobertura geográfica ou alcance é a distância máxima a que pode chegar a emissão ou distribuição de um meio ou veículo de comunicação.
CÓDIGO DE BARRAS: Conjunto de barras de espessuras diferentes, colocado na parte externa da embalagem dos produtos que serve para identificar todas suas características, como preço, fabricante etc.
CÓDIGO DE ÉTICA: Conjunto de normas que devem ser seguidas pelos profissionais que atuam em determinado campo profissional. No caso de pesquisa de mercado e de opinião pública, os principais órgãos que regem essa atividade no Brasil são os códigos das entidades representativas dos institutos (ANEP, ABIPEME) e dos profissionais de pesquisa (SBPM e ESOMAR).
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO DE POSTOS- Medida da intensidade do relacionamento entre duas variáveis, baseada nos postos dos valores.
Coeficiente ajustado de determinação- Coeficiente múltiplo de determinação R² modificado para levar em conta o número de variáveis e o tamanho da amostra.
COEFICIENTE ANGULAR- Medida da inclinação de uma reta.
COEFICIENTE DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR- Medida da intensidade entre duas variáveis
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO- Medida da intensidade da relação entre duas variáveis.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO MOMENTO-PRODUTO DE PEARSON- Veja coeficiente da correlação linear.
COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO POR POSTOS DE SPEARMAN- Veja coeficiente de correlação por postos.
COEFICIENTE DE DETERMINAÇÃO- Valor da variação em y explicada pela reta de regressão.
COEFICIENTE DE LEALDADE DO CLIENTE: Indicador estatístico que resulta da combinação das distribuições de respostas dadas pelos entrevistados às questões que supostamente medem "lealdade", numa Pesquisa da Satisfação do Cliente ("Impacto no Cliente" seria uma expressão equivalente.)
COEFICIENTE DE VALOR PERCEBIDO PELO MERCADO: Índice matemático que se alimenta dos dados da Pesquisa de Satisfação do Cliente. Resulta da relação entre outros dois coeficientes: o da Qualidade Percebida pelo Mercado e o da Satisfação com o Preço. O cálculo sempre abrange um conjunto de Atributos, a importância relativa de cada um deles para o Cliente e a respectiva satisfação derivada do seu desempenho, comparando com o que a concorrência oferece.
COEFICIENTE MÚLTIPLO DE DETERMINAÇÃO- Mede quão bem uma equação de regressão múltipla se ajusta aos dados amostrais.
COLABORAÇÃO- O ato de o cliente investir no relacionamento com a empresa. O esforço necessário para especificar tamanho, cor, estilo, preferência, detalhes de engenharia etc. Tempo, energia ou esforço despendido pelo cliente para ajudar a empresa a criar ou projetar um produto ou serviço que atenda às necessidade individuais daquele cliente, em oposição à melhoria geral de um produto em benefício de um mercado. Ver também Relacionamento de Aprendizado Contínuo.
COLETA DE DADOS - Procedimentos que compõem o levantamento, identificação e obtenção dos dados a serem utilizados em um sistema. 
COLUMBIA GRADUATE BUSINESS SCHOOL: Faculdade de pós-graduação em administração de empresas onde Buffett fez seu mestrado e conheceu Benjamin Graham.
COMMODITY (COMMODITIES). Em inglês, este termo significa, literalmente, "mercadoria". Nas relações comerciais internacionais, o termo designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto ou produto primário de importância comercial, como é o caso do petróleo, da carne, do café, do chá, da lã, do algodão, da juta, do estanho, do cobre etc. 
COMMODITY: Produto que não apresenta diferenciação, como: chapas de aço, produtos químicos, papel, milho, feijão, entre outros.
COMPATIBILIDADE DE DADOS - Possibilidade que um computador tem de aceitar e processar programas e dados preparados em outro computador sem necessidade de modificações ou ajustes. Condição que os dados devem satisfazer para poderem ser manipulados em um SIG. Diz respeito à escala, à atualidade, à precisão e à forma de obtenção. 
COMPENSAÇÃO: Inserção do comercial programado em outro dia, quando a emissora não o transmite. O mesmo termo é utilizado para jornais e revistas, indistintamente.
COMPETÊNCIA DA LINHA DE FRENTE EXCELENTE: Atitudes, comportamentos etc. que todo integrante da Linha de Frente deveria apresentar sistematicamente no momento do atendimento ao Cliente, se o objetivo for encantá-lo.
COMPETÊNCIA ESSENCIAL - Integração de habilidades e tecnologias específicas que permite à Empresa oferecer um determinado benefício ( valor ) aos clientes. 
COMPETIDOR: Veja Concorrente. Empresa que possui os mesmos artigos ou produtos similares.
COMPETITIVE ADVANTAGE: Vantagem competitiva.
COMPETITIVE STRATEGY: Estratégia competitiva.
COMPLEMENTO DE UM EVENTO- Todos os resultados em que o evento original não ocorre.
COMPORTAMENTO DE COMPRA ROTINEIRA: Comportamento de compra que ocorre nos casos em que o comprador se vê diante de uma decisão de compra que envolve itens simples, de baixo custo e pouco envolvimento, pertencente a classes de produtos conhecidas. Os compradores não refletem muito nem despendem muito tempo com busca e compra desse tipo de produto.
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: Maneira pela qual um indivíduo ou grupo toma decisões relacionadas à seleção, compra e uso dos bens e serviços.
COMPOSTO DE MARKETING - Conjunto de ferramentas que a empresa uso para atingir seus objetivos de marketing no mercado-alvo. Os 4 Ps do Composto de Marketing são Produto, Preço, Promoção e Praça. 
COMPOSTO DE MARKETING: 1. Mescla dos elementos de planejamento de produto, estratégia de distribuição, comunicação e preço, a fim de serem atendidas as necessidades de um mercado específico. 2. Estratégias usadas desde a concepção do produto até sua colocação no mercado.
COMPOSTO MERCADOLÓGICO: Veja Composto de marketing. 1. Mescla dos elementos de planejamento de produto, estratégia de distribuição, comunicação e preço, a fim de serem atendidas as necessidades de um mercado específico. 2. Estratégias usadas desde a concepção do produto até sua colocação no mercado.
COMPRA POR IMPULSO: Aquisição de bens sem qualquer planejamento ou esforço de procura, já que são amplamente expostos e normalmente de baixo preço, tais como revistas, chocolates etc. 
COMPRAS DE BAIXO ENVOLVIMENTO: Refere-se a compra de um produto que pelo valor monetário ou emocional envolvido não apresenta grande preocupação para o cliente.
COMPUTER AIDED DESING- CAD: 1. Projeto assistido por computador. 2. Tecnologia em que a computação é utilizada como instrumento de apoio na concepção, análise, dimensionamento e representação (desenhos) de projetos.
COMUNICAÇÃO DE MASSA: Refere-se à exposição simultânea, ou em curto período de tempo de audiência ampla, dispersa e heterogênea, a mensagens transmitidas por sistema industrial de meios. A comunicação de massa, caracteriza-se por recepção ou audiência de massa, embora a produção das mensagens se faça por segmentos minoritários da sociedade. Por isso é também estudada como indústria cultural. A produção dos meios de comunicação de massa, ou cultura de massa, não deve ser confundida com cultura popular- conceito este fora do âmbito de nosso dicionário.
COMUNICAÇÃO INTERATIVA: É toda e qualquer comunicação que se utiliza da interatividade como principal veículo. Está se tornando cada vez mais uma das principais formas de comunicação. Quando se fala em Marketing Digital, necessariamente está se falando de uma comunicação interativa.
COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: Comunicação direta estabelecida entre dois ou mais indivíduos, por meio de fala frente a frente, carta, telefone etc.
CONAR ( CONSELHO DE AUTO- REGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA): Entidade formada por anunciantes, veículos e agências que administram o comprimento de Código Brasileiro de Auto - Regulamentação Publicitária.
CONCENTRAÇÃO: Estratégia que visa a maior rendimento e otimização, por meio da centralização de recursos e/ ou atividades. 1. Utilização da verba num só veículo, grupo de veículos ou meio, numa campanha. 2. Utilização da verba de uma campanha num curto período de tempo. 3. Veiculação de uma campanha em poucas ou somente numa área geográfica.
CONCESSÕES: Ocorre quando um fabricante ou intermediário negocia condições diferenciadas para seus clientes ou consumidores, seja de preço prazo de pagamento ou de entrega dos produtos, entre outras.
CONCORRÊNCIA DE MERCADO AGREGADO- Modelo competitivo tradicional no qual as empresas definem a população de clientes como "mercado" e tentam vender produtos ou serviços aos membros daquele mercado através da promoção dos benefícios ou características que eles acreditam ser mais atraentes para o membro médio ou típico. Recorre principalmente à amostragem estatística para obter o maior entendimento possível do cliente médio do mercado. Inclui marketing de massa, marketing segmentado e de nicho, e a maioria das formas de marketing dirigido. Inclui marketing por banco de dados quando é antes regida por oferta de programa ou produto, campanha a campanha, do que pelo cultivo de relacionamentos cliente a cliente.
CONCORRÊNCIA DIRETA: Concorrência entre duas empresas que comercializam o mesmo produto ou serviço para o mesmo mercado.
CONCORRÊNCIA INDIRETA: Concorrência entre duas empresas que comercializam produtos ou serviços diferentes, mas que substituem. Por exemplo, Coca- Cola e Guaraná.
CONCORRÊNCIA MONOPOLISTA: Mercado em que muitos consumidores e vendedores comercializam dentro de um espectro de preços e não com base em um único mercado.
CONCORRÊNCIA NÃO RELACIONADA A PREÇO: É a ação agressiva desenvolvida por um fabricante de produtos ou por um fornecedor de serviços que se baseia em um ou mais dos quatro Ps, que não seja preço.
CONCORRÊNCIA OLIGOPOLISTA: Mercado em que existem poucos vendedores, que são altamente sensíveis aos preços e estratégias de marketing uns dos outros.
CONCORRÊNCIA ORIENTADA PARA O CLIENTE- Concorrência baseada em produtos e serviços personalizados para cada cliente- seja ele um cliente individual ou outra empresa - , desenvolvidos a partir de feedback e interação com o cliente. É o oposto da concorrência de mercado agregado. Ver também Marketing 1:1, Concorrência de mercado agregado.
CONCORRÊNCIA PERFEITA: Situação de mercado que ocorre quando existem diversos concorrentes atuando com produtos homogêneos, havendo também muitos compradores e facilidade de entrada de compradores e vencedores.
CONCORRÊNCIA: Disputa entre empresas produtoras, ou entre comerciantes, para conseguir colocar no mercado o melhor produto pelo preço mais baixo.
CONFIABILIDADE: Em pesquisa, significa que os métodos utilizados garantem a imparcialidade da informação. Se o estudo fosse repetido nas mesmas condições, os resultados seriam similares.
CONFLITO DE CANAL: Desacordo entre os membros do canal de marketing sobre objetivos e papéis- sobre quem deve fazer o quê e por quais recompensas.
CONFUNDIMENTO- Situação que ocorre quando os efeitos de duas ou mais variáveis não podem ser distinguidos uns dos outros.
CONHECIMENTO DA COMUNIDADE- Informações sobre os gostos e preferências de uma comunidade de clientes dotada de gostos e preferências similares, possibilitando à empresa fazer recomendações a um cliente com base naquilo que outros clientes de perfil semelhante desejariam.
CONJUNTO DE NECESSIDADES INCREMENTADO- Conjunto de necessidades do cliente que pode ser inferido com base na necessidade original do cliente em relação a um produto essencial ou a um pacote de produto/serviço. De modo geral, a empresa só poderá responder ao conjunto de necessidades incrementado de um cliente através da expansão de sua oferta ou da formação de uma aliança estratégica com outra empresa que possa atender àquelas necessidades. Ver também Produto essencial, Pacote produto- serviço, Aliança estratégica.
CONSIGNAÇÃO: Ato de entregar mercadorias mediante a promessa de pagamento quando efetuada a venda.
CONSUMER BEHAVIOR: Veja comportamento do consumidor.
CONSUMER PRODUCT SAFETY ACT: Lei federal norte-americana de 1927 que criou a Comissão de Produtos de Consumo, para estimular maior consciência de segurança no design de produtos.
CONSUMERISMO: 1. Movimento em que os consumidores exigem que as entidades vendedoras dêem mais atenção a suas necessidades e desejos, bem como à qualidade do produto ou serviço. 2. Movimento de defesa e proteção do consumidor.
CONSUMIDOR SECUNDÁRIO: Segmento do mercado de importância relativamente menor para o produtor / comerciante. Conforme a estratégia do mercado, este consumidor secundário pode passar a ser público- alvo, e assim Ter uma campanha publicitária voltada especialmente para ele.
CONSUMIDOR PRIMÁRIO ( OU PRINCIPAL) : Segmento da população que independendo da quantidade, consome a maior parte de um produto / serviço, tornando-se, portanto, o target (grandes consumidores) a que são, em geral, dirigidas as campanhas publicitárias.
CONSUMO: Satisfação das necessidades humanas por meio de produtos e / ou serviços.
CONTA MARGINAL: Conta que, devido ao baixo volume de vendas ou remota localização geográfica, torna o trabalho de uma equipe de vendas de campo de baixo nível de produtividade e alto nível de despesas de vendas.
CONTINUIDADE: 1. Variável de planejamento de mídia que estabelece o período de tempo de veiculação de uma campanha. 2.Esquema dos anúncios de modo uniforme dentro de dado período.
CONTRAPROPAGANDA: Propaganda destinada a combater ou anular a propaganda do produto ou serviço concorrente.
CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE: Contrato que proíbe os intermediários negociarem com produtos concorrentes, exceto quando isso tiver por feito reduzir a concorrência ou criar monopólio.
CONTROLE DE MARKETING: 1. Processo de mensuração e avaliação dos resultados das estratégias e planos de marketing. 2. Adoção de ações corretivas para assegurar queos objetivos de marketing sejam atingidos.
CONTROLE DE PREÇOS: 1.Regulamentação de preços de produtos e serviços para reduzir a inflação no custo de vida. 2. Estratégia imposta pelo governo.3. Sistema que obriga o revendedor de determinado produto de um fabricante a não vendê-lo por preço diferente do estabelecido pelo fabricante para venda ao consumidor.
CONTROLE DE QUALIDADE DOS DADOS - Processo de tomar provas ou realizar controles para garantir que a qualidade dos dados esteja dentro do padrão previsto para o sistema. 
CONTROLE DE QUALIDADE: Processo de análise da qualidade, que utiliza padrões estabelecidos, realizando após a produção com a finalidade de evitar que produtos não conformes sejam enviados aos clientes. Tem por funções elaborar padrões para medir a excelência, comparar o realizado com esses padrões e tomar medidas corretivas, caso haja diferenças, bem como concretizar a estrutura necessária para realizar tais funções. Difere da simples inspeção, que apenas descarta as peças defeituosas. Originalmente, aplicava-se unicamente ao controle de produtos fabricados, mas hoje se estende a todos os processos operacionais, a exemplo da transformação de pessoas de menos para mais instruídas, ou de doentes em curadas.
CONTROLE DO PROCESSO ESTATÍSTICO ( CPE) - Utilização de processos estatísticos, como cartas de controle, para analisar um processo ou seus resultados, a fim de tomar medidas apropriadas para atingir e manter uma situação de controle estatístico e melhorar a capacidade do processo.
CONTROLE GEODÉSICO - Pontos de controle levantados dentro dos padrões nacionais de precisão. Servem para apoiar levantamentos de menor precisão e para ajustar levantamentos cartográficos ao sistema de coordenadas adotado.
CONVERSÃO: 1. Transformação de um material original colorido em preto e branco.2. Processo de converter uma solicitação, consulta ou pedido experimental em uma venda real. 3. Processo de transformar um consumidor potencial em consumidor de produtos ou serviços.
CO-PATROCÍNIO: Divisão de cotas entre empresas que patrocinam um mesmo programa ou evento. Exemplo: Copa do Mundo.
COPYRIGHT: Direito legal exclusivo de reproduzir, publicar e vender uma obra literária, musical ou artística.
CORREÇÃO DE CONTINUIDADE- Ajuste feito quando uma variável aleatória discreta é aproximada por uma variável aleatória contínua ( seção 5 - 6 ).
CORRELAÇÃO- Associação estatística entre duas variáveis.
COTA DE PATROCÍNIO: Fração devida a marcas ou produtos patrocinadores de um evento ou programa.
COTA DE VENDAS: Padrão definido para os vendedores, que determina o volume que devem vender e como as vendas devem ser divididas entre os produtos da empresa.
COTA: Limite sobre o volume de produtos que o país importador irá aceitar em certas categorias de produtos; tem como objetivo limitar a troca de moeda nacional por moeda estrangeira e proteger a indústria e a mão-de-obra locais.
COVERAGE: Densidade e alcance de cobertura atingido por um jornal, revista, rádio ou televisão.
CRISE DE INSOLVÊNCIA. É uma situação na qual um país deixa de pagar suas dívidas. 
CRITÉRIO ABA- ABIPEME: Critério de definição das classes socioeconômicas adotado em conjunto pela ABA e pela ABIPEME, utilizando como padrão pelo mercado. Com a criação da ANEP e a proposta de revisão e atualização conjunta deste critério, seu nome foi modificado para Critério ABA- ANEP.
CRITÉRIO ABA-ANEP: Critério de definição das classes sócio-econômicas adotado em conjunto pela ABA e pela ANEP.
CROSS SECTION: Veja Estratificação. Divisão do público em camadas sociais. Segmentação por hábitos, sexo, idade,renda etc. 
CROSS SELING: Veja Venda cruzada. Ato de oferecer produtos complementares e/ ou agregados áquele que o consumidor adquiriu ou possui. Ação sistemática e automática em operações de data-base marketing.
CRUZAMENTO: Utilização das respostas de uma pergunta para detalhar a informação obtida em outra pergunta, ou seja, as respostas de duas perguntas são "cruzadas".
CSN- Cliente do segundo nível.
CULTURA ADMINISTRATIVA: Cultura da empresa enfocada nas oportunidades, nas estruturas organizacionais e nos procedimentos de controle já existentes, de acordo com Stevenson e Gumpert.
CULTURA DA EMPRESA: Sistema de valores e crenças compartilhado pelas pessoas em uma organização- a identidade coletiva e o significado da empresa.
CULTURA ENTREPRENEURAL (CULTURA DE EMPRESAS EMPREENDEDORAS) : Cultura da empresa enfocada na emergência de novas oportunidades, nos meios de capitalizá-las e na criação da estrutura apropriada para aproveitá-las, de acordo com Stevenson e Gumpert.
CULTURA: Grupo de valores, percepções, preferências e comportamentos básicos de um membro de uma sociedade aprende de sua família e outras instituições importantes.
CUPOM DE DESCONTO: Peça promocional que contém uma oferta de desconto de preço, normalmente por determinado período. Distribuído através de mala direta, mídia impressa, embalagem de produtos ou nos pontos de venda.
CUPOM DE RESPOSTA DIRETA: Peça ou parte de uma peça de resposta direta que objetiva ser preenchida pelo respondente e retorna ao anunciante. Vulgarmente conhecido por carta resposta.
CUPOM: 1.Pequeno papel impresso, muitas vezes numerado, que permite ao cliente ou consumidor a participação em determinado evento promocional ou a solicitação de algum produto ou serviço. 2. Certificado que garante aos compradores um desconto na compra dos produtos especificados. 
CUPONAGEM: Mensagem que estimula o preenchimento e o envio de um recorte de jornal ou revista.
CURVA ABC: Curva de gráfico em que figura o custo total de compra de cada item adquirido pela empresa ( obtido multiplicando as quantidades pelo custo unitário). Este gráfico é dividido em três faixas. A primeira, denominada A, inclui poucos itens, mas de maior peso nos gastos com sua aquisição; a terceira chamada C, envolve os mais numerosos, porém de menor peso nas despesas de compras; finalmente, em posição intermediária, está a B. 
CURVA DE ADOÇÃO: Mostra quando grupos diferentes aceitam idéias.
CURVA DE APRENDIZAGEM: Veja Curva de experiência. Queda no custo médio por unidade produzida decorrente do acúmulo de experiência de produção.
CURVA DE DEMANDA: 1. Representação gráfica da quantidade de um produto ou serviço procurado para vários níveis de preço. 2.Curva que mostra o número de unidades que o mercado irá comprar em dado período por diferentes preços.
CURVA DE DENSIDADE- Gráfico de uma distribuição contínua de probabilidade.
CURVA DE EXPERIÊNCIA: Queda no custo médio por unidade produzida decorrente do acúmulo de experiência de produção.
CUSTO BRUTO: Preço que o veículo de publicação cobra antes da dedução do desconto de agência e de volume.
CUSTO DE OPORTUNIDADE DA AQUISIÇÃO: Fato de um consumidor ou cliente ao escolher um produto ou serviço de uma empresa, abrir mão da oportunidade de comprar e possuir o produto ou serviço de outra empresa.
CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS: Custo líquido para a empresa de todos os produtos vendidos durante dado período de tempo.
CUSTO DE TARGET: Custo para atingir o target ou público-alvo de uma campanha.
CUSTO DE VENDAS: Valor total envolvido na comercialização de um produto em determinado período.
CUSTO FIXO MÉDIO UNITÁRIO: Custo fixo dividido pela quantidade de produtos que foi fabricada.
CUSTO FIXO: Custo que não varia com o nível de produção ou de vendas.
CUSTO MARGINAL: Variação no custo total, resultante da produção de uma unidade adicional.
CUSTO MÉDIO: Quociente dos custos de todos os produtos pela quantidade produzida.
CUSTO PERMISSÍVEL: Investimento admissível para gerar uma venda em marketing direto, por qualquer um de seus métodos. O valor do custo permissível é diretamente influenciado pelo volume de respostas. É um dos principais parâmetros de marketing direto, tão significativo como o conceito de verba em propaganda.
CUSTO POR COBERTURA: Custo que define o valor obtido na divisão do montante investido em determinada ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR MIL: Veja Custo por cobertura. Custo que define o valor obtido na divisão do montante investido em determinada ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR MILHEIRO: Veja Custo por cobertura. Custo que define o valor obtido na divisão do montante investido em determinada ação publicitária pelo número de pessoas que presumivelmente foram atingidos.
CUSTO POR PEDIDO: Resultado da divisão do custo da venda de uma campanha de marketing direto pela quantidade de pedidos que se converteram em vendas reais.
CUSTO TOTAL : Soma dos custos fixos e variáveis para qualquer nível dado de produção.
CUSTO UNITÁRIO MÉDIO: Custo total dividido pela quantidade produzida ou comercializada.
CUSTO VARIÁVEL MÉDIO INITÁRIO: Custo variável total dividido pela quantidade produzida ou comercializada.
CUSTO VARIÁVEL TOTAL: Soma de todos os custos variáveis diretamente relacionados com o produto, como, por exemplo, despesas de componentes, salários, material de embalagem, frente e comissão de vendas.
CUSTO VARIÁVEL: Custo que varia diretamente com o nível de produção.
CUSTOMIZAÇÃO EM MASSA- Produção em massa (e eficiente em custos) de bens e serviços em partidas unitárias ou de poucas unidades por vez. Customização rotineira.
CVP: Veja Corte no preço. Técnica promocional para o consumo que oferece ao comprador a percepção imediata da vantagem oferecida
DADO: Aquilo que se torna como base para um cálculo quantitativo ou qualitativo. 
DADOS BIVARIADOS- Dados dispostos em pares.
DADOS CATEGÓRICOS- Dados que podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não- numérica.
DADOS CONTÍNUOS- Dados que resultam de um número infinito de valores contínuos que podem ser associados a pontos de uma escala contínua, sem lacunas ou interrupções.
DADOS DE ATRIBUTOS- Dados que podem ser separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma característica não - numérica.
DADOS DE CLASSIFICAÇÃO: Conjunto de itens predeterminados ( bens, escolaridade, renda etc) cuja posse ( ou não) indica a que classe sócio- econômica pertence o entrevistado. Para cada item possuído, há a atribuição de um determinado número de pontos que indicam a classe social do entrevistado.
DADOS DE PROCESSOS- Dados dispostos segundo uma seqüência temporal que medem uma características de bens ou serviços resultante de uma combinação de equipamento, pessoas, materiais, métodos e condições.
DADOS DISCRETOS- Dados que resultam de um número finito ou de uma quantidade enumerável de valores possíveis.
DADOS NUMÉRICOS- Dados numéricos que representam contagens ou mensurações.
DADOS- Números ou informações que descrevem alguma característica.
DADOS PRIMÁRIOS: Informação coletada para propósitos específicos e que não está disponível num primeiro momento; Informação original colhida para um estudo específico de pesquisa de mercado.
DADOS QUALITATIVOS- Dados que podem ser separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma característica não - numérica
DADOS QUANTITATIVOS- Dados numéricos que representam contagens ou medidas.
DADOS SECUNDÁRIOS: Informação que já foi colhida para outras finalidades e já se acha publicada, podendo ser utilizada como dado para tomada de decisão.
DADOS TEMPORAIS - Dados em que o fator tempo é preponderante para análise de sua dinâmica. 
DAIRY QUEEN: Cadeia de sorveterias comprada pela Berkshire Hathaway em 1997.
DATA BASE MARKETING: Marketing desenvolvido a partir do Banco de Dados de clientes. Aprofunda a captação e utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das informações.
DATA BASE: Conjunto de arquivos com dados demográficos e psicográficos / estilo se vida dos consumidores.
DATA WAREHOUSE: Armazenamento de dados. Banco de dados centralizador de todas as informações importantes sobre clientes.
DATA: Dados.
DATABASE MARKETING: Marketing desenvolvido a partir do banco de dados de clientes. Aprofunda a captação e a utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das informações. 
DATA-BASE: Data original do início da vigência do acordo coletivo de trabalho, convenção coletiva de trabalho, acordo judicial ou sentença normativa do tribunal do trabalho.
de um médico, de um contabilista, entre outros. 
DEADLINE: Último prazo para entrega de um material ou serviço.
DEALER: 1.Revendedor.2. Distribuidor, negociante. No mercado de capitais dos EUA, "é o comerciante que mantém estoques de determinados títulos e geralmente se especializa em comprar e vender certas classes de títulos, dando cotações firmes e permanentes de compra e venda".
Decil- Cada um dos nove valores que dividem dados ordenados em dez grupos com aproximadamente 10% dos valores em cada grupo.
DECISÃO DE COMPRA: Estágio no qual o consumidor compra o produto.
DECISOR: A pessoa que toma a decisão final ou de qualquer parte da mesma- seja o que, como ou onde comprar.
DECLÍNIO DE VENDAS: Estágio do ciclo de venda de produto em que novos produtos substituem o antigo.
DECODIFICAÇÃO: Processo no qual as mensagens são interpretadas pelo receptor.
DEFESA DO CONSUMIDOR: Movimento de cidadãos e do governo para fortalecer os direitos e poder dos compradores.
DÉFICIT. Em linguagem corrente, é um excesso de despesas em relação às receitas. Em linguagem contábil, é um excesso de passivo em relação ao ativo, isto é, as despesas e pagamentos são maiores que o faturamento e o total de crédito. 
DEL CREDERE: Do direito comercial. Determina que alguém, interessado mediante comissão assuma a responsabilidade de garantir a solvência de terceiro com quem vier a contratar no interesse e por conta de comitente ( aquele que paga a comissão). A comissão atribuída pelo veículo à agência tem a natureza de del credere, conforme estabelece o item 12 do código de ética dos profissionais de propaganda. Veja Apêndice. Decreto Federal.
DELEGAÇÃO DE PODERES (EMPOWERMENT): Divisão de tarefas em equipe, distribuindo responsabilidades a todos, supervisionando resultados. 
DEMANDA DE MERCADO - Volume total de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido. 
DEMANDA DERIVADA: Demanda organizacional que deriva, em última instância, de demanda total por um produto que é pouco afetado por mudanças de preços, especialmente a curto prazo.
DEMANDA ELÁSTICA: Condição em que uma mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual maior na quantidade comparada.
DEMANDA INELALÁSTICA: Condição em que uma mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual menor na quantidade comparada.
DEMANDA PRIMÁRIA: Nível de demanda total para todas as marcas de dado produto ou serviço. Por exemplo: a demanda total por motocicletas.
DEMANDA SELETIVA: Demanda por uma certa marca de um produto ou serviço: Por exemplo: a demanda por motocicletas Honda.
DEMANDA TOTAL DE MERCADO: Volume total de um produto ou serviço que pode ser adquirido por um grupo definido de consumidores em uma área geográfica definida, durante um tempo definido, em um ambiente de mercado definido, sob dado nível de esforço de marketing.
DEMANDA: 1. Ação de demandar, ação judicial, processos, litígio, contestação, discussão, disputa, combate, peleja, pugna.. 2. Recall de anúncios em revistas.
Demografia - Características estatísticas de grupos populacionais. 
DEMOGRAFIA: Estudo da população humana em termos de número, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação e outros dados estatísticos.
DEMOGRAFIC SEGMENTATION: Veja Segmentação demográfica. Esforço em dividir o mercado em grupos com bases variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e nacionalidade. 
DEPRESSÃO: Quando a quantidade de bens produzida e consumida per capita e o número de trabalhadores são inferiores à média normal, existindo, paralelamente, excesso de recursos econômicos não utilizados. 
DESÁGIO: Desconto dado em um título de crédito quando o pagamento é feito à vista. Depreciação da moeda. 
DESCONTO DE BAIXA ESTAÇÃO: Redução de preço para clientes que compram mercadorias ou serviços fora da estação. 
DESCONTO DE CAIXA: Redução de preços para os clientes que pagam suas contas com mais rapidez. 
DESCONTO DE COMPRA: Redução concedida na aquisição de um produto ou serviço. 
DESCONTO DE FREQUÊNCIA: Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de freqüência de suas veiculações. 
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA: Redução no preço quando a fatura é paga a vista. Esse desconto é passado, pela agência, ao anunciante. 
DESCONTO PROGRESSIVO: Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas veiculações. 
DESCONTO PROMOCIONAL: Desconto oferecido a intermediários como compensação por atividades promocionais. 
DESCONTO PSICOLÓGICO: Processo de oferecer um produto ou serviço a um preço baixo ilusório pela comparação do preço atual com um preço anterior que realmente nunca existiu (por exemplo: preço atual R$ 80,00, anterior R$ 100,00- o preço real do produto é R$ 80,00, mas para o cliente a comparação é feita com R$ 100,00). 
DESCONTO SAZONAL: Desconto oferecido para os consumidores de um produto ou serviços durante um período de tempo em que a demanda do produto ou serviço é baixa. 
DESCONTO SOBRE VOLUME: Redução de preço para clientes que compram um produto em grande volume. 
DESEJO: Forma em que uma necessidade humana assume quando moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo. 
DESIGN DE PRODUTO: Processo de projetar o estilo e função do produto, criando um produto que seja atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para uso e manutenção, simples e econômico para produzir e distribuir. 
DESIGN: Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores. 
DESIGNER: Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de produto, programador visual. 
DESK RESEARCH: Coleta de todas as informações disponíveis sobre determinado assunto, usando como fonte os dados internos (da própria empresa) e dados externos (publicações oficiais, dados de associações, sindicato etc.). 
DESVIO-PADRÃO- Medida de variação igual à raiz quadrada da variância
DESVIO ABSOLUTO- Medida de dispersão igual à soma dos desvios de cada valor em relação à média, dividida pelo número de valores.
DESVIO DE VALOR- O grau em que uma base de clientes é passível de diferenciação por valor. Um desvio de valor acentuado descreve uma base de clientes na qual uma minúscula proporção de clientes responde por elevada proporção dos lucros da empresa, enquanto um leve desvio de valor descreve uma base de clientes na qual o valor dos clientes é relativamente uniforme.
DESVIO- Diferença entre um valor e a média: expressa -se como x-.
DESVIO EXPLICADO- Diferença entre o valor predito y e a média dos valores y, em um par de valores de uma coleção de dados bivariados.
DESVIO MÉDIO- Medida de variação igual à soma dos desvios de cada valor a contar da média, dividida pelo número de valores.
DESVIO NÃO-EXPLICADO- A diferença entre a coordenada y e o valor predito em um par de valores em uma coleção de bivariados.
DESVIO TOTAL- Soma do desvio explicado e do desvio não - explicado para determinado par de valores em uma coleção de dados bivariados.
DETERMINANTES DO VALOR: Qualidade Percebida e Satisfação com o Preço ambos vis-à-vis a concorrência.
DEVELOPMENT: Desenvolvimento. 
DIA DA PROPAGANDA: O dia 4 de dezembro é comemorado mundialmente. 
DIAGRAMA DE DISPERSÃO- Representação gráfica de dados emparelhados ( x e y).
DIAGRAMA DE IMPACTO: É representado pelos meios que compõem uma campanha de propaganda: jornais, TV, rádios, folhetos, cartazes, cinemas, outdoors, displays, seminários, exposições e mala direta. 
DIAGRAMA EM ÁRVORE- Gráfico pictótico dos diferentes resultados possíveis em um evento composto.
DIAGRAMAÇÃO: Layout. Colocação estudada de textos e ilustrações em determinado espaço de uma folha. 
DIÁLOGO- Comunicação interativa entre empresa e cliente. Em uma empresa 1:1, cada contato mantido com o cliente servirá também de ponto de coleta de dados.
DIFERENCIAÇÃO DE CLIENTES- Forma de separação de clientes com base em dois critérios fundamentais: os clientes têm diferentes necessidades em relação à empresa e representam diferentes valores para a empresa. Ver também Diferenciação por necessidades, Valor, Assimetria de valor.
DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGICA: Estratégia de crescimento de participação no mercado que, através do desenvolvimento de novos produtos/serviços, pode atender melhor e mais diferenciadamente o mercado atual. 
DIFERENCIAÇÃO POR NECESSIDADES- Diferenças entre clientes segundo aquilo que necessitam da empresa. Dois clientes podem comprar exatamente o mesmo produto ou seviço por dois motivos extremamente diferentes. As necessidades do cliente referem- se a por que o cliente compra, e nâo o que ele compra. Livrarias têm clientes com significativas diferenças de necessidade porque cada pessoa que entra em uma livraria quer um diferente. Postos de gasolina tê4m clientes com limitadas diferenças de necessidade. Ver também Diferenciação de clientes.
DIFERENCIAÇÃO TECNOLÓGICA: Diferença que existe quando o fator tecnológico pode constituir uma vantagem competitiva, à medida que proporciona uma diferenciação notável do produto ou serviço existente, ou através de novos produtos, satisfazendo as necessidades dos consumidores antes não atendidas. 
DIFERENCIAÇÃO: Ato ou efeito de diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função. 
DIFERENCIAL COMPETITIVO- Diferença positiva de um produto ou serviço, percebido pelo cliente,e que seu concorrente não tenha. 
DIFERENCIAL: Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua. 
DIFERENTIATION: Veja Diferenciação. Ato ou efeito de diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função. 
DINÂMICA DE GRUPO: Técnica de interação entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a mudanças de atitude, conduta e relações resultantes dessa interação. 
DINHEIRO ELETRÔNICO: Também conhecido como dinheiro digital, digicash, dinheiro virtual ou e-cash, é o dinheiro sob a forma de bits, que pode estar em smart card, transações via Internet ou links dedicados. O dinheiro eletrônico, principalmente nas operações de baixo valor, representa uma megamudança nas operações financeiras, que até então eram controladas por um banco central. Segundo Walter Wirston (Apud KELLY, Kevin Wired, São Francisco: Wired Ventures, out. 1996), um dos maiores consultores financeiros, o dinheiro digital representará um incremento mundial gigantesco no giro da moeda. 
DINHEIRO VIRTUAL: Para entender como funciona o dinheiro virtual é preciso primeiro entender como funciona o dinheiro em si. A moeda nasceu da necessidade de facilitar as trocas e de se obter uma base para a comparação de valores. Enquanto as trocas ocorriam por meio de mercadorias, o valor era real, visível. O dinheiro, na realidade, já era virtual, pois representava sua equivalência em ouro ou outro metal precioso usado para lastro. Embora simples, isso é fundamental para entender que a virtualidade do dinheiro já existe há muito tempo. O que torna real é sua aceitação, sua conversibilidade. Veja Dinheiro Eletrônico. 
DIRECT MAIL: Veja Mala direta. 1. Do inglês direct mail, é a propaganda que se envia pelo correio. A tradução correta nos teria dado "direto pelo correio". No Brasil adotou-se, porém, a expressão mala direta, que designa a propaganda enviada diretamente ao provável consumidor. 2. Forma de comunicação em que a mensagem é dirigida para um público definido. 
DIRECT SELLING: Veja Marketing direto. 1. Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto - de - venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônica.
DISCADOR AUTOMÁTICO: Dispositivo de um aparelho de telefone que serve para armazenar em memória própria números de telefone para fins de acesso futuro e discagem automática. 
DISCOUNT HOUSE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que vende mercadorias - padrão por preços menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop.
DISCOUNT OFF: Veja Cupom de desconto. Peça promocional que contém uma oferta de desconto de preço, normalmente por determinado período. Distribuído através de mala direta, mídia impressa, embalagem de produtos ou nos postos de venda. 
DISCOUNT PRICE: Veja Desconto no preço.
DISCOUNT STORE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que vende mercadorias- padrão por preços menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop. 
DISCRIMINAÇÃO NO PREÇO: Concorrência danosa que se origina ao vender os mesmos produtos a compradores diferentes com preços diferentes. 
DISCRIMINATORY PRICING: Venda de produtos ou serviços a diferentes preços para diferentes consumidores. 
Discussão em grupo - As pesquisas qualitativas possibilitam explorar dimensões subjetivas do comportamento do consumidor, relativas as suas percepções, expectativas e aos seus desejos e sentimentos. Os grupos de discussão, mediados por um especialista, buscam estimular a livre manifestação associativa e a troca de opiniões de indivíduos que apresentam características relativamente homogêneas. 
DISCUSSÃO EM GRUPO: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por suas características predeterminadas (classe, idade, sexo, educação etc.). e/ou específicas de um assunto (como posse da coisa ou experiência como produto/serviço) se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos da discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos. Veja Moderador. MODERDOR: Pessoa encarregada de uma discussão em grupo que apresenta o tema aos participantes e coordena as ações de cada um.
DISORIENTEDS: A integração européia os desorientou e tornou instáveis, enxergaram a realidade de um modo extremamente pessimista e, por isso, procuram segurança econômica com desespero, são sensíveis às ameaças sociais e têm pouquíssima confiança em si mesmo e no mundo que os rodeias (que enxergam caindo, sem que possa fazer nada).
DISPLAY COUNTER: Display de balcão.
DISPLAY DISPENSER: Display de prateleira.
DISPLAY FLOOR: Display de assoalho.
DISPLAY WALL: Display de parede. 
DISPLAY: 1. Dispositivo para representação visual da informação através de palavras, números e gráficos. A imagem da informação. 2. Mostruário. Veja também Móbile. Peça promocional usada em pontos de venda, suspensa no ar por fios presos ao teto.
DISSONÂNCIA COGNATIVA: Sensação de desconforto causada no consumidor pelo conflito pós- compra. Sensação desagradável decorrente da existência de cognições incompatíveis entre si. Por exemplo, acreditar que o trabalho deve Ter justa remuneração, mas estar recebendo elevado salário para quase nada fazer, o que provoca o desconforto de sentir estar ''aproveitando da organização''.
DISSONÂNCIA COGNITIVA. Dúvida posterior sobre a sabedoria de uma decisão. 
DISSONÂNCIA: Tensão causada pela incerteza sobre uma decisão tomada.
DISTRIBUIÇÃO T DE STUDENT- Distribuição em forma de sino, em geral associada a experimentos com pequenas amostras; chamada também distribuição t.
DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE MEDIDAS AMOSTRAIS- Distribuição das médias amostrais obtida quando extraímos repetidas amostras de mesmo tamanho e da mesma população.
DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA: Número de vezes em que determinados segmentos de públicos são expostos a determinada mensagem publicitária em função de sua maior ou menor exposição à mídia. Exemplo: se temos um público de 1 milhão de pessoas 40% (400 mil) viram determinado anúncio, encontraremos a distribuição de freqüência quando segmentarmos esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, três etc. Tabela que agrupa os elementos segundo o número de ocorrências. Para a mídia, divide os indivíduos (ou domicílios) que viram, leram ou ouviram (ou tiveram a oportunidade de ver, ler ou ouvir) a mensagem publicitária, segundo a freqüência de exposição.
DISTRIBUIÇÃO DE POISSON- Distribuição discreta de probabilidade que se aplica a ocorrências de um evento ao longo de um intervalo especificado de tempo, distância, área, volume ou outra unidade semelhante.
DISTRIBUIÇÃO DIRETA: Utilização dos sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door (porta a porta) para levar o produto ou serviço diretamente ao consumidor.
DISTRIBUIÇÃO DUAL: Diz- se quando um fabricante usa vários canais correntes para atingir o mesmo mercado- alvo.
DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA: Conceder a um número limitado de revendedores o direito exclusiva de distribuição os produtos da empresa em seus territórios.
DISTRIBUIÇÃO F- Distribuição contínua de probabilidade introduzida na Seção 8-4.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Operação envolvendo diversas etapas como estoque, transporte e armazenamento de produtos desde o produtor até o consumidor.
DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA: Estocagem de produtos em tantos estabelecimentos quantos possíveis.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL BIVARIADA- distribuição de dados emparelhados em que, para qualquer fixo de uma variável se distribuem segundo a normal.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL- Distribuição de probabilidade em forma de sino, dada algebricamente pela fórmula 5-1 na Seção 5-1.
DISTRIBUIÇÃO NORMAL PADRONIZADA- Distribuição normal com média 0 e desvio- padrão 1.
DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA: Relação entre o número de lojas onde a marca está presente frente ao número de lojas do universo em que se atua.
DISTRIBUIÇÃO PONDERADA: Volume de vendas em espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente, frente ao número de vendas negociado pela categoria de produtos.
DISTRIBUIÇÃO QUI-QUADRADO- Uma distribuição contínua de probabilidade ( introduzida na Seção 6-5)
DISTRIBUIÇÃO SELETIVA: Utilização e mais de um (mas não de todos) intermediário, que esteja disposto a trabalhar os produtos da empresa.
DISTRIBUIÇÃO UNIFORME- Distribuição de probabilidade em que todo valor da variável aleatória tem a mesma chance.
DISTRIBUIÇÃO: 1. Ato de distribuição, repartição, serviço de entrega, da correspondência postal aos destinatários. 2. Estudo da riqueza como fato econômico, sob o aspecto de sua repartição social por meio de salários, ordenados, aluguéis, juros e lucros.
DISTRIBUIDOR: Atacadista
DIVERSIFICAÇÃO DAS REDES: Modalidade onde se utiliza tecnologia de algumas redes na criação e no desenvolvimento de outras, destinados a públicos distintos.
DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL: Quando os novos produtos são introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇÃO: Estratégia de crescimento da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos atuais.
DIVERSIFICÇÃO VERTICAL: Quando a empresa inclui entre suas operações normais atividades que antes eram executadas por terceiros, como produção de matéria- prima ou distribuição junto ao público final, por exemplo.
DIVIDENDO: Parte dos lucros referentes à rentabilidade dos recursos investidos pela empresa e proporcional à quantidade de ações possuídas.
DOGS (abacaxis): Negócios com baixa taxa de desenvolvimento com as quais a empresa tem participação de mercado marginal. Geram pouco ou nenhum lucro. Veja também Boston Consulting Group Matrix.
DOMICÍLIO: Em propaganda, unidade de moradia receptora de mensagens publicitárias.
DOMINÂNCIA: Excesso de exposição de determinado serviço ou produto por meio da utilização maciça dos meios de comunicação e com objetivo de dificultar a penetração da concorrência.
DOOR TO DOOR SAMPLING: Técnica de amostragem em que o produto é distribuído porta à porta, por equipes especializadas.
DOOR TO DOOR: Vendas porta à porta. Exemplo: o sistema difundido pela Avon na venda de seus cosméticos. 
DOTAÇÃO: Quantia reservada para determinado gasto ou investimento.
DOW JONES. Denominação de um índice utilizado para o acompanhamento de evolução dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York. Seu cálculo é feito a partir de uma média das cotações entre as trinta empresas industriais de maior importância, as vinte companhias ferroviárias mais destacadas e as quinze maiores empresas concessionárias de serviços públicos. 
DOWNLOAD: Ato de trazer algo que está em algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados (fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem mais memória (por exemplo vídeo, música etc.), é necessário, ainda hoje, fazer um download para poder "abrir" essas mídias no próprio computador e visualizá-las.
DPS: Anúncio de página dupla.
DRUG STORE: Terminologia já muito difundida entre nós e que caracteriza uma loja cuja atividade principal é a venda de drogas(produtos farmacêuticos em geral) e que ao mesmo tempo vende outros produtos direta ou indiretamente ligados à atividade principal.
DRY TEST: Obter pedidos de um produto ainda não disponível, para determinar sua probabilidade de sucesso em vendas, através de peças de resposta direta, utilizando mala direta ou mídia impressa. Teste feito com uma pequena quantidade de produto o qual foi produzido especificamente para pesquisar sua demanda junto ao público-alvo. Dumping -Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a concorrência e conquistar fatias maiores de mercado.
DUMPING: Exportação e venda de mercadorias a preços inferiores aos estabelecidos pelo mercado internacional ou local, caso em que concorrerão com os fabricantes locais, de forma a prejudicar venda destes no país e até o dispositivo industrial do país importador. É tida como prática desleal para colocação dos produtos no mercado. A prática do dumping é coibida pelo GATT, no âmbito internacional.
DUOPÓLIO: Sistema de marcado com apenas dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois fabricantes de sorvetes de cera, utilizados em fotos publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).
DUÓPOLY: Veja duopólio. Sistema de mercado com apenas dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois fabricantes de sorvete de cera, utilizados em fotos publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio). 
DUPLO CEGO- Processo usado em um experimento, segundo o qual a pessoa não sabe se está recebendo um tratamento ou um placebo; a pessoa que administra o tratamento também não sabe.
DVD: Originalmente denominado Digital Vídeo Disk e atualmente Digital Versatile Disk. Possui capacidade bem maior que o CD: de 4.7 GB até 17 GB, dependendo de ter face simples ou dupla, camada simples ou dupla. Em quanto o CD permite 74 minutos de informação, o DVD permite mais de 32 horas.
E- CASH: Nome popular do dinheiro digital, criado pela digicash, hoje quase sinônimo de dinheiro eletrônico na Internet (www.digicash.com) .
E- COMMERCE: Este é um comércio caracterizado pela troca de bits, onde as transações são feitas no Cyberspace. O relacionamento é digital e, portanto, virtual. Os produtos ou serviços se utilizam de uma mídia digital, a multimídia e os principais veículos deste comércio são: CD- ROM, quiosques, BBS e Internet. É também conhecido como comércio virtual ou comércio eletrônico.
E- MARKETING: Veja Marketing digital. Também chamado de Cybermarketing ou E-marketing, o marketing digital está surgindo. Não existe ainda uma definição clara do que é marketing no cyberspace. Os "marketeiros" sérios, como Peter Drucker, Tom Peters ou James Martin, não partilham a mesma opinião entre si. Isso ocorre porque não há, ainda, exemplos consistentes e a mídia não está consolidada. Por exemplo: o texto é, hoje, a mídia mais importante, mas será claramente substituída pela voz. A primeira vantagem do marketing digital é o atendimento totalmente personalizado a um custo de atendimento de massa. O que Stan Rapp previu em seu livro (RAPP, Stan. Maximarketing. São Paulo: Makron Books, 1994) (o consumidor sendo atendido individualmente) não aconteceu, de fato, com o marketing direto, mas vai acontecer com o marketing digital. A segunda grande vantagem, mais imediata, é a substituição dos catálogos e manuais: muito mais completo, atual e barato para quem produz e não ocupa espaço de quem os utiliza. Existe uma enorme gama de vantagens, principalmente para o futuro. O Marketing Digital vai colonizar o cyberspace e tornar a realidade virtual uma virtualidade real, trazendo retorno sobre o investimento e transformando significativamente as relações de negócios. 
E.V.A- Economic Value Added ou Valor Econômico Agregado. 
ECONOMIA DE ESCALA: Aumento proporcional de todos os fatores de produção tendo como objetivo a redução do custo unitário.
ECONOMIA FECHADA: Isolamento econômico de um país mantendo as portas fechadas para importações ou exportações, baseando- se na auto- suficiência.
ECONOMIA: Ciência relativa aos estudos de produção acumulação, distribuição e consumo de bens materiais.
ECOSSISTEMA: Relação entre o meio ambiente e toda forma de vida que nele habita, buscando o equilíbrio geológico, atmosférico, meteorológico e biológico.
EDI - Eletronic Data Interchange - Série de Processos que permite o intercâmbio eletrônico de informações, internamente e entre parceiros comerciais. 
EDI- Eletronic Data Interchange. Intercâmbio eletrônico de dados entre o cliente e o agente vendedor, geralmente incluindo informações relativas a colocação e atendimento de pedidos, contas em aberto e especificações do produto ou serviço.
EFEITO CUMULATIVO: Conseqüência da repetição de uma mensagem sobre determinado grupo identificado.
Efeito placebo- Efeito que ocorre quando um indivíduo não tratado acredita, incorretamente, que está recebendo um tratamento real e reporta uma melhora de sintomas.
EFICÁCIA: Capacidade de fazer o trabalho atribuído. Razão pela qual se realiza uma ação, observando os resultados alcançados e os objetivos atingidos. 
EFICIÊNCIA- Medida da sensitividade de um teste não - paramédico, em comparação com um teste paramédico correspondente. Capacidade de fazer bem um trabalho.
ELASTICIDADE DA DEMANDA: Capacidade que o mercado tem em absorver quantidade cada vez maiores de bens de consumo.
E-MAIL: 1-Abreviatura de electronic - mail, ou correio eletrônico. Serviço que proporciona a troca de informações on- line à distância. Proporciona ao usuário vantagens que superam o telefone, os correios e o fax, pois com o e- mail qualquer pessoa com uma linha telefônica e um computador dotado de modem terá a possibilidade de interligar- se instantaneamente com o resto do planeta. 2- Correio eletrônico. É o serviço de maior alcance na Internet. Permite a troca de mensagens entre usuários de forma cada vez mais interativa. Poderosa ferramenta de marketing, atualmente no estado da arte, que terá desdobramentos antes nunca imaginados pelo marketing direto.
EMBALAGEM: 1- Invólucro que acondiciona e protege produtos. Segundo a ABNT- Associação de Normas Técnicas -, podemos considerar três tipos de embalagens: embalagem de despacho (própria para proteger o produto quando transportado); embalagem intermediária (que somente acondiciona produtos dentro dela servindo para transporte interno); embalagem individual (aquela que normalmente acompanha o produto no ato de aquisição pelo consumidor final). Alguns exemplos de caixas de papelão definidas pela ABNT: caixa normal (quando todas as abas tem o mesmo comprimento); caixa especial (quando as abas internas são maiores que as externas); meia caixa normal com tampa (quando as quatro abas superiores são substituídas por uma tampa). 2- O invólucro ou recipiente usado para embalar. 3- seção de lojas ou fabrica onde embalam as mercadorias, a "vestimenta" do produto, ou seja, a embalagem em todos os aspectos gráficos, cromáticos e figurativos tem alto valor expressivo, pois deve comunicar a natureza e as características do produto quanto a sua personalidade.
EMBARGO: Proibição sobre a importação de certos produtos.
EMISSOR:1- Pessoa ou organização que origina a mensagem em termos de comunicação. O fabricante, que faz a propaganda, é o emissor. Na área de comunicação, é o agente que inicia mensagens de tal maneira que aquele que as receba (receptor)entenda seu significado através de códigos em comum. 2- Em economia, entende- se como a entidade autorizada a emitir moeda- papel.
Empiricamente- Que é fundado ou guiado somente pela experiência ou o poder da cura sem a ajuda da ciência. 
EMPLOYE NUMBER: Número de empregados.
EMPOWERMENT: Autoridade que é concedida aos funcionários para realizar suas tarefas sem precisar obter a aceitação da decisão por parte dos níveis superiores.
EMPRESA VIRTUAL: Nova tendência dos negócios, em que as empresas não possuem mais sede, suas funções estão divididas em diferentes localidades e se comunicam por meio de um sistema que permite trabalhar como se tivessem no mesmo local. No conceito de Cybercorp de Janes Martin (MARTIN, James. A grande transição S. 1. : Futura, s.d), a empresa é orientada à administração de processos e não mais à divisão de áreas. Essa nova configuração incentiva a medição do trabalho por resultados e não por horas e trabalho. Uma empresa pode ser totalmente virtual- como a Amazon Book, uma livraria que existe somente na Internet- ou parcialmente virtual - como a Nike. Essa tendência não é uma modernização da administração, mas uma revolução que afetará radicalmente as relações de trabalho e a atuação mercadológica. A maior conquista da empresa virtual é possibilitar condições de trabalho que são igualmente interessantes tanto para os funcionários como para os acionistas.
EMPREENDEDOR: 1- Que empreende; ativo, arrojado. Denominação dada ao profissional com capacidade natural de gerir e impulsionar negócio próprio ou de terceiro a partir de medidas arrojadas e positivas.2- Fundador de uma empresa, ou então, que amplia os negócios de uma já existente e de sua propriedade. Empresa 1:1- A organização que pratica o marketing individualizado (1:1) por meio de (1) acompanhamento individual dos clientes, (2) interação com eles e (3) integração do feedback de cada cliente em seu próprio comportamento junto àquele cliente.
EMPRESA CENTRADA NO CONSUMIDOR: Empresa que se concentra na evolução das expectativas dos consumidores ao projetar suas estratégias.
EMPRESA CENTRADA NO MERCADO: Empresa que equilibra sua atenção entre seus consumidores e seus concorrentes, ao projetar suas estratégias de marketing.
EMPRESA CENTRADA NOS CONCORRENTES: Empresa cujos movimentos são baseados, principalmente, nas ações e reações dos concorrentes; ela despende a maior parte de seu tempo acompanhando os movimentos e participações de mercado dos concorrentes, e tentando encontrar estratégias para atacá-los.
EMPRESA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Empresa de estocagem, de transportes e outras que ajudam uma empresa a estocar e transportar seus bens dos pontos de origem para seus destinos.
EMPRESA DE CAPITAL ABERTO: Que tem seus títulos negociados na Bolsa de Valores.
EMPRESA DE CAPITAL FECHADO: Aquela cujo capital é constituído pela participação dos sócios e os títulos não podem ser livremente negociados em Bolsa de Valores.
EMPRESA GLOBAL: Empresa que, operando em mais de um país, obtém vantagens em P&D, produção, marketing e vantagens financeiras em seus custos e reputação; que não estão disponíveis para concorrentes puramente domésticos.
EMPRESA MULTINACIONAL: Grande empresa cujas operações e divisões se espalham por vários países, mas que é controlada por um escritório central. Empresa um a um- Ver Empresa 1:1.
EMPRESÁRIO: 1- Pessoa responsável pelo bom funcionamento de uma empresa; homem de empresa; referente a empresa. 2- Aquele que se ocupa da vida profissional e dos interesses de pessoas que se distinguem por seu desempenho perante o público.
EMPRESAS DE COURIER: Distribui encomendas, malotes e impressos via aérea.
ENCANTAR: Surpreender, maravilhar, superar a expectativa do cliente. Muito importante para que o cliente retorne ao negócio e se mostre fidelizado por se sentir encantado com o atendimento recebido. 
ENDEREÇABILIDADE- Clientes que podem ser individualmente acessados podem ser alvos de remessa de diferentes mensagens individuais, geralmente por meios de comunicação 1:1 (mídia 1:1). Meios de comunicação de massa caracterizam- se por falta de endereçabilidade, uma vez que enviam a mesma mensagem a todos, simultaneamente.
ENDEREÇAMENTO SEGMENTADO - Um esquema de endereçamento utilizado pelos processadores Intel, que divide o espaço do endereço em partes lógicas denominadas segmentos. Para acessar um determinado endereço a aplicação deve especificar o segmento e uma localização dentro dele. 
ENDOMARKETING: É a utilização de ações de marketing voltadas para o público interno das empresas.
END-USER: Veja Consumidor. Indivíduo que compra bens ou serviços para consumo próprio e/ou de terceiros.
ENTREGA DOMICILIAR: Sistema de entrega de mercadorias realizado por empresa privada, que opcionalmente faz a cobrança do valor de compra. Bastante utilizado para entrega nas grandes cidades devido a maior conveniência em relação ao reembolso postal. 
ENTREGA JUSTI IN TIME: Os clientes recebem seus pedidos na ocasião em que necessitam do produto. 
Entrelaçamento operacional- Interligar as operações da empresa com as do cliente. Fornecer ferramentas ao cliente para que ele possa desempenhar algumas das funções que de outra forma caberiam à empresa e tornar usual tal fornecimento para que o cliente possa adquirir maior controle sobre o atendimento que lhe está sendo dado.
ENTREPRENEUR: O criador de uma nova empresa ou o administrador que tenta melhorar uma unidade organizacional pela introdução de mudanças produtivas. Veja também Empreendedor. 
ENTREPRENEURSHIP: Processo aparentemente descontínuo de combinar recursos para produzir novos bens e serviços. 
ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE: Entrevista muito utilizada nas pesquisas multinacionais. É uma técnica de entrevista que não se utiliza de um questionário estruturado e sim de um roteiro com tópicos a serem abordados conforme os objetivos da entrevista. Este roteiro conduz de forma mais livre a conversa entre entrevistador e entrevistado. 
ENTREVISTADO: Pessoa que responde às perguntas feitas por um entrevistador que a interroga por meios adequados às informações que se têm em mira. 
EQUAÇÃO DE REGRESSÃO- equação algébrica que descreve o relacionamento entre variáveis.
Equação de regressão múltipla- Equação que traduz uma relação linear entre uma variável dependente y e duas ou mais variáveis independentes (x1, x2, ...xk).
ERA DA PRODUÇÃO: Tempo em que uma empresa se concentrava na produção de produtos específicos pois a demanda era maior que a oferta e a concorrência sem grande expansão. 
ERA DE EMPRESA DE MARKETING: Diz-se do esforço total da empresa que é orientado pelo conceito de marketing. 
ERA DO DEPARTAMENTO DE MARKETING: Fase de desenvolvimento empresarial em que todas as atividades de marketing são mantidas sob o controle de um departamento, para melhorar o planejamento da política a curto prazo e integrar as atividades da empresa. 
ERGOMETRIA: Medição de trabalho pelo ergômetro ou por outra maneira de avaliação. 
ERGONOMIA: Conjunto de estudos que visam a organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. Ciência ou disciplina que estuda os problemas de ajustamento ao meio por parte das pessoas e subseqüentemente procura adaptar as condições de trabalho às limitações humanas. 
ERRATIC DEMAND: Veja sazonalidade. Relativo a sazão ou estação; próprio de, ou que se verifica em uma sazão ou estação. 
ERRO AMOSTRAL- Diferença entre um resultado amostral e o verdadeiro resultado populacional: resultado de flutuações amostrais aleatórias..
ERRO DE AMOSTRAGEM: Extensão provável da diferença entre o valor da amostra e o interesse da população. 
ERRO MÁXIMO DE ESTIMATIVA- Veja margem de erro.
ERRO- PADRÃO DA MÉDIA- Desvio - padrão de todas as médias amostrais x possíveis.
ERRO PADRÃO DE ESTIMATIVA- Medida da dispersão dos pontos amostrais aleatórias.
ERRO TIPO I- Erro que consiste em rejeitar a hipótese nula quando ela é verdadeira.
ERRO TIPO II- Erro que consiste em não rejeitar a hipótese nula quando ela é falsa.
ERROS NÃO-AMOSTRAIS- Erros conseqüentes de fatores externos não relacionados com a amostragem.
ESCADA DA FIDELIDADE: Forma de medir a atitude do cliente em relação a sua organização. Partimos de clientes em potencial, pesquisa inicial de possíveis clientes e no final encontramos os defensores, que ajudam a vender sua imagem e, dessa forma, executando a propaganda mais forte que se poderá obter. 
ESCALA: Relação existente entre a grandeza gráfica e a grandeza real. 
ESCOPO- As economias de escopo são ortogonais às economias de escala. Escala refere- se à extensão ou porte das operações de uma empresa, ao passo que escopo refere- se à profundidade de entendimento ou de relacionamento com um dado cliente.
ESCOPO ATUAL: Quando se faz as suposições sobre o ambiente em que se atua listando oportunidades e ameaças (fatores externos) e pontos fortes e fracos (fatores internos); nesta fase define-se de forma abrangente quais são de fato os negócios da empresa - enumerando produtos ou serviços principais e mercados mais importantes e o que se pode (ou deve) fazer com cada um deles. 
ESCOPO FUTURO: Quando se estabelece onde a empresa quer chegar e em quais ramos poderá atuar, elaborando-se uma lista de sugestões de novos negócios; cada uma dessas opções requer análise detalhada dos cenários de mercado (situação, dimensionamento, concorrência, política do setor etc.). 
ESCOPO: Objetivo, alvo do trabalho. 
ESCORE PADRONIZADO- Número de desvio- padrão em que determinado valor está acima ou abaixo da média; também chamado escore z . 
ESCOREZ- Número de desvios - padrão em que determinado valor está acima ou abaixo da média.
ESFORÇO DE MARKETING: Quantidade total de input da empresa no processo de marketing a fim de estimular vendas. 
ESPAÇO AMOSTRAL- Conjunto de todos os resultados ou eventos possíveis de um experimento que não podem mais ser subdivididos.
ESPECIALIZAÇÃO: Estratégia de crescimento de mercado quando uma empresa não dispõe de tecnologia para se aventurar em novos produtos/serviços; ela pode crescer graças a uma especialização que proporcione um fator diferenciador que gere mais vendas. 
ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO: Estágio do processo de compra industrial no qual a organização compradora decide quais são e especifica as melhores características técnicas de produto para um item de que necessita.
ESTAGFLAÇÃO: Situação caracterizada pela paralisação das atividades econômicas e da produção e em paralelo com a inflação dos preços. É a coexistência da inflação com a estagnação econômica.
ESTÁGIO DE CRESCIMENTO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual as vendas do mesmo começam a crescer com rapidez. 
ESTÁGIO DE DECLÍNIO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual as vendas do mesmo declinam.
ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO: Estágio do ciclo de vida do produto no qual o crescimento das vendas é lento e o lucro é praticamente inexistente devido às despesas de lançamento.
ESTÁGIO DE MATURIDADE: Estágio do ciclo de vida do produto no qual o crescimento das vendas se reduz ou estabiliza.
ESTAGNAÇÃO: Condição de taxa mínima de crescimento, ou quando a taxa de crescimento é menor que a esperada; estado estagnado, falta de movimento, paralisação.
ESTATÍSTICA- Característica medida de uma amostra.
ESTATÍSTICA DE TESTE- Estatística amostral baseada em dados amostrais; usada para tomada de decisão quanto à rejeição da hipótese nula.
Estatística descritiva- Método usado para resumir as principais características de dados populacionais conhecidos.Dados coletados descritos por técnicas como calcular a média e a variação de dados de amostra, preparar mapas das tendências dos dados e calcular correlações de variáveis no conjunto de dados. 
Estatística inferencial- Métodos que envolvem o uso de dados amostrais para fazer generalizações ou inferências sobre uma população.
ESTATÍSTICA: Conjunto de fatos numéricos respeitantes a um fato social.Conjunto de métodos para planejar experimentos, obter dados, organizar, resumir, apresentar, analisar, interpretar dados e tirar conclusões neles baseadas.
ESTILO DE VIDA: Padrão devida de uma pessoa, expresso em suas atividades, interesse e opiniões.
ESTIMADOR- Estatística amostral ( como média amostral x) utilizado para aproximar um parâmetro populacional estimado.
ESTIMADOR NÃO-TENDENCIOSO- estatística amostral que tende a visar o parâmetro populacional estimado.
ESTIMATIVA COMBINADA O2; - Estimativa da variância O2 comum a duas populações, obtida calculando-se a média ponderada das duas variâncias amostrais.
Estimativa combinada p1 e p2- Probabilidade obtida pela combinação dos dados de duas proporções amostrais, dividindo-se o número total de sucessos pelo número total de observações.
Estimativa intervalar- Veja intervalo de confiança.
Estimativa pontual- Valor isolado que serve como estimativa de um parâmetro populacional.
Estimativa- Valor específico ou intervalo de valores utilizado para aproximar um parâmetro populacional.
ESTIMATIVA: Previsão de vendas. Cálculo preliminar de orçamento.
ESTOQUE: Quantidade de mercadorias disponíveis e armazenadas para uso dos canais de distribuição.
ESTRAPOLAÇÃO: Estimativa de um valor desconhecido através de utilização de uma série de valores conhecidos ( por exemplo: projeção da população mundial para o ano 2500 d.C ).
ESTRATÉGIA COMPETITIVA: Estratégias que posicionem fortemente a empresa contra seus concorrentes e que lhe dêem a vantagem estratégica mais forte possível.
ESTRATÉGIA DE ATRAÇÃO: Plano para formar uma demanda de produto que os canais de distribuição serão forçados a atender.
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO: Aplicação dos vários recursos de veiculação com a finalidade de atingir o público- alvo, mostrando a ele as características dos produtos ou serviços ofertados e induzi-lo ao processo de compra.
ESTRATÉGIA DE MARKETING: Lógica de marketing pela qual a unidade de negócios espera atingir seus objetivos de marketing. A estratégia de marketing consiste em estratégias específicas para mercados- alvo, mix de marketing e níveis de gastos com marketing. Conjunto de objetivos, políticas e regras que orienta, no decorrer do tempo, o esforço de marketing da empresa- seu nível, seu composto e sua alocação- em parte, independentemente, e em parte, em resposta às condições ambientais e competitivas em mutação.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA: Aplicação dos vários recursos de veiculação com a finalidade de levar as mensagens ao público alvo. 
ESTRATÉGIA DE MULTIMARCAS: Estratégia de acordo com a qual um vendedor desenvolve duas ou mais marcas da mesma categoria de produto.
ESTRATÉGIA MERCADOLÓGICA: Planejamento das atividades mercadológicas visando viabilizar o fluxo de mercadorias entre o produtor e o consumidor de modo a atender às necessidades do consumidor e os objetivos de venda da empresa.
ESTRATÉGIA OFENSIVA: Estratégia adotada pelas empresas que buscam atender liderança técnica e de mercado, situando-se a frente de seus concorrentes no lançamento de novos produtos. Com esse propósito, investem pesadamente em pesquisa e desenvolvimento, sendo bastante ágeis na exploração de novas oportunidades.
ESTRATÉGIA OPERACIONAL: Estratégia que visa identificar e definir as prioridades e escaloná-las, ao mesmo tempo em que propõem diretrizes básicas de ação, levanta necessidades de recursos e planeja a distribuição desses recursos.
ESTRATÉGIA TRADICIONAL: Estratégia adotada por empresas que atuam em mercados maduros, em que as mudanças tecnológicas se produzem lentamente, não sendo sentida a necessidade de inovação.
ESTRATÉGIA: 1. Arte militar de planejar e executar movimentos e operações de tropas. 2.Arte de explorar condições favoráveis com o fim de alcançar objetivos específicos. 3. Arte de utilizar adequadamente os recursos físicos, financeiros e humanos, com a finalidade de minimizar as ameaças e maximizar as oportunidades.
ESTRATÉGIAS: Caminhos a seguir, ou planos de ação estabelecidos, para atingir o objetivo.
ESTRATIFICAÇÃO: Divisão do público em camadas sociais. Segmentação por hábitos, sexo, idade, renda etc.
ESTRELA: Produto ou linha de produtos com alta taxa de crescimento e uma considerável participação de mercado que, freqüentemente demandam pesados investimentos para financiar seu crescimento acelerado. Unidade estratégica de negócio que apresenta elevada taxa de crescimento e elevada participação relativa de mercado. Situação de um produto ou linha de produtos segundo a matriz do portfólio de produtos ou matriz BCG. 
Estrutura de Banco de Dados em Rede - Modelo de banco de dados no qual as entidades se relacionam de forma semelhante à da estrutura hierárquica, permitindo, porém, relações entre entidades de níveis hierárquicos diferentes. 
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: Estrutura que divide o trabalho de empresa em tarefas especializadas, designa estas tarefas a pessoas e departamentos e as coordena, definindo laços formais entre pessoas e departamentos pelo estabelecimento de linhas de autoridade e comunicação.
ESTUDO DE AMOSTRA PROBABILISTA. Estudo de amostra representativa do mercado a partir do qual a pesquisa pode generalizar com alguma "probabilidade" de exatidão. A amostra é obtida através da seleção de elementos ou grupos de uma população bem definida, por um procedimento que dá a cada elemento uma probabilidade calculável diferente de zero de ser incluído na amostra. 
ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO: Maneira de estratificar um mercado heterogêneos de forma a dispor de estratos mais homogêneos que apresentam as mesmas características.
ESTUDO DE VIABILIDADE: Conjunto de informações necessárias para analisar qual seria o comportamento de um produto, se o mesmo fosse criado e lançado no mercado.
ESTUDO OBSERVACIONAL- Estudo em que observamos e avaliamos características específicas, mas não procuramos manipular nem modificar os elementos estudados.
ETHICS: Sistema de princípios morais e sua aplicação para problemas de conduta.
ÉTICA DE MARKETING: Padrões morais que orientam as decisões e as ações de marketing.
EUROMETER: People meter desenvolvido pela A.C. Nielsen para a Europa. Esse aparelho registra até 300 canais ( UHF,VHF, por assinatura ou a cabo), até 16 pessoas dentro do lar e as diferentes utilizações do monitor de TV ( inclusive o uso de VCR- Sintonia, gravação e reprodução). Vem sendo utilizado como modelo pela empresa em sua operação mundial. Veja também Dataibope, Meter, People meter.
EUROPEAN COMMON MARKET: Mercado Comum Europeu.
EUROPEAN COMMUNIT: Comunidade Européia.
EVENTO COMPOSTO- Combinação de eventos simples.
Evento- Resultado de um experimento.
EVENTO SIMPLES- Resultado experimental que não comporta mais qualquer subdivisão.
EVENTOS DEPENDENTES- Eventos tais que a ocorrência de um deles afeta as probabilidades de ocorrência dos outros.
EVENTOS INDEPENDENTES- Eventos em que a ocorrência de qualquer um deles não afeta as 
EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUDENTES- Eventos que não podem ocorrer simultaneamente.
EXCLUSIVE OUTLET SELLING: Venda exclusiva.
EXCLUSIVIDADE: Compra total do tempo ou espaço disponível em determinado veículo, eliminando assim a presença de produtos ou serviços concorrentes. Delimitação de área privativa para vendedor ou revendedor comercializar um produto.
EXECUTIVE JET AVIATION: Empresa aérea adquirida pela Berkshire Hathaway em 1998.
Experimento binomial- Experimento com um número fixo de provas independentes, em que cada resultado se enquadra exatamente em uma de duas categorias.
EXPERIMENTO CEGO- Processo utilizado em experimentos, segundo o qual o indivíduo não sabe se está recebendo um tratamento ou um placebo.
EXPERIMENTO MULTINOMIAL- Experimento com um número fixo de provas independentes , em que cada resultado se enquadra exatamente em uma de duas categorias.
EXPERIMENTO- Processo de coleta de observações.
EXPLORATORY RESEARCH: Veja Pesquisa exploratória. Pesquisa de mercado para coleta de informações preliminares que ajudarão a definir melhor os problemas e sugerir hipóteses.
EXPORTAÇÃO: Forma de entrar em um mercado estrangeiro exportando produtos ou vendendo-os através de intermediários internacionais de marketing ( exportação indireta), ou através de um departamento, filial, representantes ou agentes de venda da própria empresa (exportação direta).
EXPOSIÇÃO SELETIVA: Tendência de as pessoas filtrarem a maior parte da informação a que são expostas.
EXTENSÃO DE LINHA DE PRODUTO: Tarefa de aumentar-se uma linha de produto, estendendo-a além de seu alcance atual.
EXTENSÃO DE MARCA: Produto novo ou modificado lançado sob um nome demarca já bem - sucedido.
EXTENSÃO DE PRATELEIRA: Artifício de colocar uma lâmina de madeira ou plástico ao longo da gôndola, visando aumentar a última prateleira.
EXTRANET - É o acesso a uma parte da Intranet para a conexão de clientes, fornecedores e parceiros. Este acesso é disponibilizado através de senha, onde o usuário poderá entrar apenas nas páginas determinadas pela empresa.
EXTRANET: Internet exclusiva entre cliente e fornecedor; será o principal canal de comunicação entre eles. Poderosa ferramenta de marketing, em que todo o know - how do business to business pode ser potencializado. Funciona como se a empresa residisse no cliente. A qualquer hora, ele pode requisitar qualquer de seus serviços e obter um pronto atendimento. O site reconhece quem é o cliente e habilita as informações específicas para ele.
EXTRAPOLATION: 1. Com base em uma projeção de dados históricos, é possível deduzir tendências futuras. Veja também Extrapolação. Estimativa de um valor desconhecido através da utilização de uma série de valores conhecidos (por exemplo: projeção da população mundial para o ano 2500 d.C).

0 comentários:

Todo e qualquer comentário que possuir palavras ofensivas e (ou) indecorosas serão excluídos.