Marketing Pessoal
"Lembre-se que seu marketing pessoal tem o poder de transformar seu talento em oportunidades. Um Gênio sem marketing pessoal é um gênio desconhecido."
NETIQUETA
De nada adianta passar uma boa imagem
pessoalmente e agir de forma totalmente contrária na
internet. Seu Marketing Pessoal deve ser praticado em
todos os momentos. Conheça um pouco sobre a
Netiqueta, regras básicas de etiqueta na internet.
Em pesquisa realizada com profissionais que, rotineiramente, se utilizam do
correio eletrônico em seu ambiente de trabalho, verificou-se que:
70% dos e-mails recebidos não trazem mensagens úteis
15% tratam apenas de assuntos profissionais
90% dos pesquisados se aborrecem ao receber correntes, piadas e
arquivos com imagens
Afinal, o que é NETIQUETA?
Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet,
chamamos de NETIQUETA.
Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos
milhões de usuários da rede.
As regras da NETIQUETA não foram definidas por uma autoridade do assunto,
mas criadas pelos próprios usuários da Internet ao longo do tempo, para permitir um
convívio harmonioso entre os milhares de usuários, que marcam presença na rede.
Regra básica
Não diga, por e-mail, o que você não diria pessoalmente.
Alguns conselhos úteis para se comunicar na Internet:
Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador.
Seja conciso e só envie mensagens que tenham utilidade. Não faça o
colega perder tempo com bobagens.
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Não mande arquivos muito ―pesados sem antes pedir permissão,
principalmente se o e-mail a ser utilizado for profissional.
Nunca espalhe piadas, correntes ou boatos. Além de entulhar lixo na
caixa postal alheia, você pode congestionar o sistema.
Só use o comando ―responder a todos quando sua réplica for realmente
de interesse geral.
Confira o destinatário da mensagem. Isso evita enviar correspondência à
pessoa errada.
Não armazene mais de 150 e-mails. Seu terminal profissional não é
arquivo morto.
O caminho mais curto da comunicação nem sempre é um e-mail. Muitas
vezes um telefonema resolve e é mais rápido.
Evite mensagens com fofocas, intrigas ou bastidores sobre colegas e
chefias.
Jamais envie mensagens com conteúdo pornográfico, machista, racista ou
discriminatório.
Fuja de grosserias como dar cantadas por correio eletrônico.
Só imprima mensagens realmente importantes. Para que desperdiçar
papel se você tem tudo eletrônico?
Use e aproveite todos os recursos, principalmente o da cópia oculta para
esconder nomes para quem você enviou a mensagem. É irritante receber um e -mail
com mais de 50 endereços e depois duas linhas de mensagem. Sem falar na
divulgação sem autorização prévia, de nosso endereço eletrônico.
Responder é obrigatório:
Deixar de responder a um e-mail é falta de cortesia.
É preciso, no mínimo, acusar o recebimento, mesmo que com um simples
―OK.
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A exceção fica por conta das correntes, mensagens publicitárias ou
assuntos completamente desinteressantes.
A linha subject ou assunto de uma mensagem é essencial para alguém
com muitos e-mails decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso.
Evite títulos vagos ou incompreensíveis.
―Assinaturas são informações que podem ser colocadas
automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores lhe localizarem.
Assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente.
NA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, PALAVRAS ESCRITAS EM
LETRAS MAIÚSCULAS FUNCIONAM COMO SE VOCÊ ESTIVESSE
GRITANDO. EVITE!
Apesar de ser mais informal que uma carta ou fax, nada substitui a
educação e a cortesia.
Mantenha certa formalidade no trato profissional. Alguns cuidados essenciais:
Cuidado com a divulgação aleatória de seu endereço eletrônico.
Deixe claras as ―regras do teu jogo para as pessoas com as quais
mantém contato.
Ao se propor a enviar um e-mail, pense no destinatário: é algo do
interesse dele?
Tenha sempre um e-mail pessoal e se utilize dele para este fim.
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Atenção:
Boa parte das empresas monitora o conteúdo dos e-mails recebidos e enviados
pelos funcionários e as páginas de internet que eles costumam visitar. Mas só tem
motivo para preocupação quem costuma fazer uso indevido desses recursos. As
companhias não estão preocupadas em descobrir fofocas sobre a vida pessoal dos
colaboradores. Não há nada de errado em mandar mensagens rápidas aos amigos para
pôr as novidades em dia. O que as empresas tentam evitar são os riscos de prejuíz o.
Para isso, recorrem a sistemas que vasculham o conteúdo de e-mails excessivamente
carregados ou procuram automaticamente palavras-chave indicativas de uma situação
passível de advertência ou até mesmo demissão.
UMA POSTURA CORRETA
Fique sempre bem posicionado. Ao falar procure não
colocar as mãos nos bolsos, nas costas, não cruze os braços, nem se debruce sobre a
mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima
da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso da gesticulação é mais
prejudicial que a fala. Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando
apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura
deselegante. Também não fique se movimentando desordenadamente de um lado
para outro e quando estiver parado não abra demasiadamente as pernas. Só se
movimente se pretender se aproximar dos ouvintes, ou dar ênfase a determinada
informação. Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos. Poderá passar
uma imagem negligente, ou de excesso de humildade. Cuidado também para não
agir de forma contrária, levantando demasiadamente a cabeça ou mantendo
rígida a posição do tórax. Poderá passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe
o semblante sempre descontraído, sendo possível, sorridente. Não fale em alegria
com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembre -se sempre que
é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.
REGRAS DE APRESENTAÇÕES
Uma senhora só se levanta em apresentações a um chefe de Estado, a um
sacerdote, a alguém de mais idade ou à dona da casa onde estaria sendo recebida.
As pessoas de idade merecem atenção
especial. Elas são apresentadas às outras pessoas. Há
pessoas que não se importam e passam por cima
desses anos de vida, mostrando que lhes falta
formação. Lembre-se de que todos os idosos sempre
merecem muito respeito.
Quando se faz a apresentação, cita-se em primeiro lugar o nome da pessoa mais
jovem, ou menos importante, de acordo coma posição ou o cargo que ocupa.
Caso aconteça um esquecimento de memória que impeça o apresentado de citar
os nomes, uma frase muito conhecida pode ajudá-lo: ―Os senhores já se conhecem, sem
dúvida ou coisa semelhante.
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Para poder se apresentar, vale citar um acontecimento anterior, recordando com
naturalidade, para despertar a memória dos apresentadores. Nunca use a pergunta ―Não
está me reconhecendo?. Qualquer que seja sua posição, apresentante ou apresentado,
estará mostrando total falta de tato.
Em reuniões com muita gente, o aceno de cabeça acompanhado por palavras
gentis substitui o aperto de mão.
Uma forma de evitar gafes em apresentações é aguardar que os de cargo mais
elevado ou aqueles que recebem, manifestem-se.
Jamais use o prefixo ―ex ao apresentar alguém: ―Apresento -lhe o ex-diretor Sr.
Fernando.
Quando apresentamos um parente próximo a alguém, basta dizermos o primeiro
nome: ―Seu marido, Carlos, ―Meu irmão, Marcos. O parente próximo é sempre o
primeiro a ser nomeado nas apresentações.
Não é necessário citar os nomes de seus pais, quando apresentamos a eles os
amigos jovens. Basta dizer: Minha mãe, está é minha amiga Renata, ―Meu pai , este é
meu amigo Luís.
Não há preferências quando as pessoas apresentadas são do mesmo nível, por
isso não se incomode em dizer qualquer nome em primeiro lugar.
Os títulos devem ser respeitados sempre, tais como: presidente, ministro,
embaixador e postos das Forças Armadas, exemplo: ―Apresento-lhe o Tenente Coronel
Felipe.
Nos dias de hoje permite-se que, com classe e discernimento, possamos
conversar com desconhecidos e iniciar conversações que podem nos ser muito válidas.
Não use expressões como: alta sociedade, bem de vida, amigo pessoal,
resultados finais, o povo lá do bairro.
Em síntese:
Sempre a pessoa menos importante será apresentada à mais importante.
Exemplos:
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O mais jovem é apresentado ao mais velho.
O homem é apresentado à mulher.
A mulher solteira é apresentada à casada.
SAIBA OUVIR
Muitas pessoas falam demais e se
comunicam de menos. Quando necessitamos
dizer algo, é instintivo o desejo de falar
imediatamente. No entanto não é o ideal para
uma boa comunicação. O diálogo é a
comunicação entre duas ou mais pessoas. Já o
monólogo, é quando apenas uma fala.
Algumas pessoas não diferenciam uma
situação da outra e acabam falando demais. Por uma série de fatores, é importante que
você seja um bom ouvinte:
A- As pessoas gostam de ser ouvidas e se sentirão prestigiadas por você.
B- Você captará melhor toda e exposição do outro.
C- As ideias do outro podem ser importantes ao desenvolvimento daquilo que
será dito por você em seguida.
D- Pessoas que falam demais são muitas vezes consideradas como chatas.
11 PASSOS PARA CONSTRUIR SUA IMAGEM
1 - Ao contrário do que alguns pensam, marketing pessoal não é
propaganda enganosa, mas a expressão do que verdadeiramente
somos. E para revelarmos a nossa essência, sem defesas ou medos
exagerados, precisamos reconhecer as nossas potencialidades,
limitações, competências e habilidades e aprender a utilizá-las a
nosso favor.
2 - A mudança começa de dentro para fora, com o autoconhecimento. Afinal, como
vender um produto se não o conhecemos? O mesmo se aplica a você. Aprenda a se
conhecer melhor e identificar suas qualidades e deficiências, como você reage em
determinadas situações e onde pode melhorar. Deste modo estará preparado para
encarar o mercado.
3 - E por falar em mercado, você sabe como as pessoas lá fora o vêem? Nesse
processo de autoconhecimento, também é importante descobrir como os outros
percebem você. Muitas vezes aquilo que imaginamos é bem diferente do que os outros
realmente pensam. Para descobrir, a dica é fazer uma pesquisa de mercado (que pode
ser informal ou formal) com seus amigos, família e c olegas de trabalho. Descubra o que
eles realmente vêem em você — pontos positivos e negativos — e aprenda a usar isso a
seu favor.
7
4 - O próximo passo é buscar motivação. Procure dentro de você aquilo que irá
impulsioná-lo a buscar seus objetivos e melhor ar seus relacionamentos. Seja uma
promoção no trabalho, um novo emprego, encontrar alguém, viajar. Enfim, identifique
tudo aquilo que você quer buscar. Afinal, Motivação vem de Motivos que Levam à
Ação!
5 - Assim fica mais fácil dar o próximo passo: planejar. Da mesma forma que uma
empresa precisa de um planejamento formalizado, com objetivos a serem alcançados, o
indivíduo também precisa colocar seus anseios, desejos e necessidades no papel,
quantificando metas a curto, médio e longo prazo. Quanto você quer estar ganhando até
o final do próximo ano? Onde você quer estar no final deste período? Que atitude pode
tomar para alcançar estes objetivos? Pense em todas as áreas da vida: profissional,
pessoal, familiar, espiritual, financeira, econômica e social.
A estratégia é colocar cada meta no papel e mencionar que ação precisa fazer para
conseguir realizá-las. Depois, estipule um prazo para concretizar cada uma delas. Assim
será possível identificar onde acertou, onde errou e que atitudes tomou ou deixou de
tomar durante este processo.
6 - É importante valorizar seus relacionamentos. A rede de contatos é uma grande
ferramenta de marketing. Procure, em velhas agendas e cadernos de endereços,
telefones de antigos colegas de trabalho, de escola ou da faculdade e todas aqueles
contatos extraprofissionais. Cada uma destas pessoas representará para você um
potencial de informação, de ajuda ou um gerador de negócios.
7 - Para atingir o sucesso no marketing pessoal é essencial ter espírito
empreendedor. Procure investir em cursos de atualização profissional, participe de
eventos nos campos de seu interesse, e busque informar-se sobre diferentes assuntos.
Ao buscar a valorização pessoal e profissional você se torna um empreendedor da sua
marca.
8 - Mantenha-se ligado nas exigências tecnológicas da profissão, da empresa e do
mercado. Ser globalizado e estar conectado com o mundo é uma exigência no universo
profissional.
9 – Quem não gosta de uma atenção especial? Se você demonstrar o quanto valoriza
seu colega de trabalho, seu chefe, sua esposa, marido, noivo, noiva, namorado,
namorada seu amigo, irá surpreender e encantar.
10 - Mas todas estas dicas não terão efeito se você não souber investir em qualidade
de vida. Atenção. É importante viver a vida de fato, em todos os aspectos, familiar,
espiritual, financeiro, profissional. Isso irá ajudá-lo a superar dificuldades e encontrar
motivação para concretizar seus objetivos.
11 – E por fim nunca se esqueça, marketing pessoal é acima de tudo, atitude –
Ação – Ação – Ação.
_______________________________________________
COMUNICANDO-SE CORRETAMENTE
Fale Corretamente
Estabelecer uma comunicação eficaz pressupõe
alguns cuidados fundamentais. Sua imagem pode ser
seriamente comprometida pela forma como você fala.
Falar com educação, apenas, não é o suficiente. É
importante falar de forma correta, utilizando inflexões de
voz adequadas ao contexto.
Erros básicos ferindo regras básicas gramaticais são imperdoáveis. Exemplos: A
eliminação do plural: "Nós vamo"..."Os carro"... Ou ainda frases do tipo: "Para mim
consertar" que confunde quem faz com quem sofre a ação.
Ajuste o Volume
Falar alto ou baixo demais também prejudica sua comunicação. Ajuste o volume
e o tom de sua voz ao local e ao número de pessoas, procurando falar de forma clara e
eloquente.
Viva Suas Palavras
Coloque vida e emoção no que está dizendo. Agindo assim, você desperta a
atenção das pessoas e suas chances de êxito são bem maiores. Use adequadamente as
pausas, o ritmo e, principalmente, a ênfase para colocar entusiasmo em sua performance
verbal.
Leia Constantemente
Uma solução simples e interessante para
falar melhor, é criar o hábito de ler mais. Esse
hábito, além de aumentar a correção e a fluência,
enriquece o vocabulário e os conhecimentos. No
mundo globalizado, para que você possa competir
profissionalmente, é preciso apresentar
diferenciais que aumentem suas chances de empregabilidade e o maior conhecimento
proporcionado pela leitura sem dúvida contribui positivamente.
12
Cuidado com o Telefone Celular
Embora seja um acessório indispensável ao mundo dos negócios, o telefone
celular, deve ser utilizado com discrição. A seguir alguns lugares e situações onde é
recomendável desligá-lo:
Cinemas, Discursos, Teatros , Reuniões, Igrejas, Refeições Formais, Cursos e
Palestras.
2.2. O Seu Visual
Se você é uma daquelas pessoas
preocupadas com seu visual, parabéns!
Preocupar-se é positivo, mas não é
tudo. O ato de vestir, por si só, já é uma
ação de comunicação. Porém, algumas
pessoas, mesmo com esforço, erram na
escolha da roupa.
Você já deve ter ouvido falar na
expressão: "Roupa certa para a ocasião
certa". Pois bem, a idéia é que devemos estar sempre preocupados, não apenas com a
primeira impressão, mas com a segunda, a terceira e todas as demais. Por isso as roupas
e acessórios devem estar em harmonia com uma série de fatores que comporão a sua
imagem profissional. E como fazer isto? Agindo com bom senso na hora da escolha.
Desta forma você estará apto para enfrentar qualquer situação, sentindo-se
elegantemente à vontade. A seguir alguns fatores que você deve considerar na hora de
escolher a roupa ideal:
A) Tipo de evento ou compromisso
B) Horário
C) Tons, cores, padrões e texturas (adequação de peças)
D) Clima
E) Idade
13
F) Tipo físico
Vestir determinado tipo de roupa apenas porque está na moda pode não ser o
ideal. O importante é que você fique bem e acima de tudo, que se sinta psicológi ca e
fisicamente bem ao usá-la. Para que você possa se aprofundar sobre o assunto, é
importante conhecer a opinião de quem, há vár ios anos, escreve sobre moda, dá
consultorias sobre moda, enfim, entende realmente do assunto e, por isso, tem todas as
condições de orientá-los com segurança.
2.2.1. Elegância
Um determinado fabricante de roupas fez um concurso para premiar aquele que
criasse a frase que melhor definisse o sentido da palavra ELEGÂNCIA. A frase
vencedora do concurso foi a seguinte:
"A elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer".
De fato, o vestuário é apenas a base, que em conjunto com outros fatores como
personalidade, estilo, postura e comportamento, vão traduzir por completo o real sentido
da elegância pessoal de cada um. Para completar, é fundamental levar em consideração
a qualidade da expressão verbal. Ou seja, a verbalização de ide ias e pensamentos,
devem acompanhar todo o conjunto.
A forma de falar, de andar, de sentar, de dirigir-se às pessoas, de se expressar e
até mesmo de estar parado faz toda a diferença. Em todas estas situações, pode -se ser
uma pessoa elegante.
2.3. A Importância da Escrita n o Marketing Pessoal
A capacidade de comunicação, seja ela por domínio
da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz
consequências positivas.
O profissional que sabe se comunicar, sempre se
diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar
corretamente, está sempre à frente, diferenciando-se da maioria que incorre em erros
banais e basilares.
14
Segundo Paulo Nathanel Pereira de Souza, presidente do Conselho da
Administração do CIEE, ―Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a
agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das
palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a
eficiência dessa arte.
A maioria dos brasileiros não tem capacidade de expressar-se. Faltam
competências fundamentais como concatenar as ideias, aplicar a coesão e a coerência
em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o ter o
domínio da ortografia.
A falta da capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas
vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com frequência, escreve melhor, tem
melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de ideias.
Em uma reunião na empresa ou em uma apresentação, destacam-se os que
sabem defender seus argumentos de forma clara, convencer o auditório de forma
válida, expor e fundamentar suas ideias de modo conciso e claro. Para tanto, é
necessário o domínio das expressões.
Ao enviar um e-mail, elaborar um memorando, dirigir uma carta a um cliente,
colaboradores ou superiores hierárquicos, o profissional revela a sua personalidade,
demonstra a sua formação e grau de inteligência. Inferimos deste modo, que a
linguagem, assim como o sorriso é o nosso cartão de visita.
Não é possível entendermos por apto e qualificado um profissional que não é
capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a ideia de
que tal profissional, gere uma boa imagem à empresa, se este não sabe falar de forma
correta.
Para exemplificarmos, basta lembrarmos da sensação ruim e imagem negativa
que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz coisas
como: ―Vamos estar verificando isso aí, ou ―Tá retornando, isso desprezando os erros
mais inaceitáveis, absurdos e grotescos.
15
O investimento em profissionais qualificados e aptos a falar a própria língua é
indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem positiva perante seus clientes
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COMUNICANDO-SE CORRETAMENTE
Fale Corretamente
Estabelecer uma comunicação eficaz pressupõe
alguns cuidados fundamentais. Sua imagem pode ser
seriamente comprometida pela forma como você fala.
Falar com educação, apenas, não é o suficiente. É
importante falar de forma correta, utilizando inflexões de
voz adequadas ao contexto.
Erros básicos ferindo regras básicas gramaticais são imperdoáveis. Exemplos: A
eliminação do plural: "Nós vamo"..."Os carro"... Ou ainda frases do tipo: "Para mim
consertar" que confunde quem faz com quem sofre a ação.
Ajuste o Volume
Falar alto ou baixo demais também prejudica sua comunicação. Ajuste o volume
e o tom de sua voz ao local e ao número de pessoas, procurando falar de forma clara e
eloquente.
Viva Suas Palavras
Coloque vida e emoção no que está dizendo. Agindo assim, você desperta a
atenção das pessoas e suas chances de êxito são bem maiores. Use adequadamente as
pausas, o ritmo e, principalmente, a ênfase para colocar entusiasmo em sua performance
verbal.
Leia Constantemente
Uma solução simples e interessante para
falar melhor, é criar o hábito de ler mais. Esse
hábito, além de aumentar a correção e a fluência,
enriquece o vocabulário e os conhecimentos. No
mundo globalizado, para que você possa competir
profissionalmente, é preciso apresentar
diferenciais que aumentem suas chances de empregabilidade e o maior conhecimento
proporcionado pela leitura sem dúvida contribui positivamente.
12
Cuidado com o Telefone Celular
Embora seja um acessório indispensável ao mundo dos negócios, o telefone
celular, deve ser utilizado com discrição. A seguir alguns lugares e situações onde é
recomendável desligá-lo:
Cinemas, Discursos, Teatros , Reuniões, Igrejas, Refeições Formais, Cursos e
Palestras.
2.2. O Seu Visual
Se você é uma daquelas pessoas
preocupadas com seu visual, parabéns!
Preocupar-se é positivo, mas não é
tudo. O ato de vestir, por si só, já é uma
ação de comunicação. Porém, algumas
pessoas, mesmo com esforço, erram na
escolha da roupa.
Você já deve ter ouvido falar na
expressão: "Roupa certa para a ocasião
certa". Pois bem, a idéia é que devemos estar sempre preocupados, não apenas com a
primeira impressão, mas com a segunda, a terceira e todas as demais. Por isso as roupas
e acessórios devem estar em harmonia com uma série de fatores que comporão a sua
imagem profissional. E como fazer isto? Agindo com bom senso na hora da escolha.
Desta forma você estará apto para enfrentar qualquer situação, sentindo-se
elegantemente à vontade. A seguir alguns fatores que você deve considerar na hora de
escolher a roupa ideal:
A) Tipo de evento ou compromisso
B) Horário
C) Tons, cores, padrões e texturas (adequação de peças)
D) Clima
E) Idade
13
F) Tipo físico
Vestir determinado tipo de roupa apenas porque está na moda pode não ser o
ideal. O importante é que você fique bem e acima de tudo, que se sinta psicológi ca e
fisicamente bem ao usá-la. Para que você possa se aprofundar sobre o assunto, é
importante conhecer a opinião de quem, há vár ios anos, escreve sobre moda, dá
consultorias sobre moda, enfim, entende realmente do assunto e, por isso, tem todas as
condições de orientá-los com segurança.
2.2.1. Elegância
Um determinado fabricante de roupas fez um concurso para premiar aquele que
criasse a frase que melhor definisse o sentido da palavra ELEGÂNCIA. A frase
vencedora do concurso foi a seguinte:
"A elegância é a arte de se fazer notado, sem querer aparecer".
De fato, o vestuário é apenas a base, que em conjunto com outros fatores como
personalidade, estilo, postura e comportamento, vão traduzir por completo o real sentido
da elegância pessoal de cada um. Para completar, é fundamental levar em consideração
a qualidade da expressão verbal. Ou seja, a verbalização de ide ias e pensamentos,
devem acompanhar todo o conjunto.
A forma de falar, de andar, de sentar, de dirigir-se às pessoas, de se expressar e
até mesmo de estar parado faz toda a diferença. Em todas estas situações, pode -se ser
uma pessoa elegante.
2.3. A Importância da Escrita n o Marketing Pessoal
A capacidade de comunicação, seja ela por domínio
da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos traz
consequências positivas.
O profissional que sabe se comunicar, sempre se
diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar
corretamente, está sempre à frente, diferenciando-se da maioria que incorre em erros
banais e basilares.
14
Segundo Paulo Nathanel Pereira de Souza, presidente do Conselho da
Administração do CIEE, ―Saber escrever bem é transmitir ideias consistentes com a
agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das
palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a
eficiência dessa arte.
A maioria dos brasileiros não tem capacidade de expressar-se. Faltam
competências fundamentais como concatenar as ideias, aplicar a coesão e a coerência
em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o ter o
domínio da ortografia.
A falta da capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas
vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com frequência, escreve melhor, tem
melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de ideias.
Em uma reunião na empresa ou em uma apresentação, destacam-se os que
sabem defender seus argumentos de forma clara, convencer o auditório de forma
válida, expor e fundamentar suas ideias de modo conciso e claro. Para tanto, é
necessário o domínio das expressões.
Ao enviar um e-mail, elaborar um memorando, dirigir uma carta a um cliente,
colaboradores ou superiores hierárquicos, o profissional revela a sua personalidade,
demonstra a sua formação e grau de inteligência. Inferimos deste modo, que a
linguagem, assim como o sorriso é o nosso cartão de visita.
Não é possível entendermos por apto e qualificado um profissional que não é
capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a ideia de
que tal profissional, gere uma boa imagem à empresa, se este não sabe falar de forma
correta.
Para exemplificarmos, basta lembrarmos da sensação ruim e imagem negativa
que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz coisas
como: ―Vamos estar verificando isso aí, ou ―Tá retornando, isso desprezando os erros
mais inaceitáveis, absurdos e grotescos.
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O investimento em profissionais qualificados e aptos a falar a própria língua é
indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem positiva perante seus clientes
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