Netiqueta
De nada adianta passar uma boa imagem
pessoalmente e agir de forma totalmente contrária na
internet. Seu Marketing Pessoal deve ser praticado em
todos os momentos. Conheça um pouco sobre a
Netiqueta, regras básicas de etiqueta na internet.
Em pesquisa realizada com profissionais que, rotineiramente, se utilizam do
correio eletrônico em seu ambiente de trabalho, verificou-se que:
70% dos e-mails recebidos não trazem mensagens úteis
15% tratam apenas de assuntos profissionais
90% dos pesquisados se aborrecem ao receber correntes, piadas e
arquivos com imagens
Afinal, o que é NETIQUETA?
Ao conjunto de regras de etiqueta (comportamento) na Internet,
chamamos de NETIQUETA.
Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos
milhões de usuários da rede.
As regras da NETIQUETA não foram definidas por uma autoridade do assunto,
mas criadas pelos próprios usuários da Internet ao longo do tempo, para permitir um
convívio harmonioso entre os milhares de usuários, que marcam presença na rede.
Regra básica
Não diga, por e-mail, o que você não diria pessoalmente.
Alguns conselhos úteis para se comunicar na Internet:
Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado do computador.
Seja conciso e só envie mensagens que tenham utilidade. Não faça o
colega perder tempo com bobagens.
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Não mande arquivos muito ―pesados‖ sem antes pedir permissão,
principalmente se o e-mail a ser utilizado for profissional.
Nunca espalhe piadas, correntes ou boatos. Além de entulhar lixo na
caixa postal alheia, você pode congestionar o sistema.
Só use o comando ―responder a todos‖ quando sua réplica for realmente
de interesse geral.
Confira o destinatário da mensagem. Isso evita enviar correspondência à
pessoa errada.
Não armazene mais de 150 e-mails. Seu terminal profissional não é
arquivo morto.
O caminho mais curto da comunicação nem sempre é um e-mail. Muitas
vezes um telefonema resolve e é mais rápido.
Evite mensagens com fofocas, intrigas ou bastidores sobre colegas e
chefias.
Jamais envie mensagens com conteúdo pornográfico, machista, racista ou
discriminatório.
Fuja de grosserias como dar cantadas por correio eletrônico.
Só imprima mensagens realmente importantes. Para que desperdiçar
papel se você tem tudo eletrônico?
Use e aproveite todos os recursos, principalmente o da cópia oculta para
esconder nomes para quem você enviou a mensagem. É irritante receber um e -mail
com mais de 50 endereços e depois duas linhas de mensagem. Sem falar na
divulgação sem autorização prévia, de nosso endereço eletrônico.
Responder é obrigatório:
Deixar de responder a um e-mail é falta de cortesia.
É preciso, no mínimo, acusar o recebimento, mesmo que com um simples
―OK‖.
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A exceção fica por conta das correntes, mensagens publicitárias ou
assuntos completamente desinteressantes.
A linha subject ou assunto de uma mensagem é essencial para alguém
com muitos e-mails decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso.
Evite títulos vagos ou incompreensíveis.
―Assinaturas‖ são informações que podem ser colocadas
automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores lhe localizarem.
Assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente.
NA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA, PALAVRAS ESCRITAS EM
LETRAS MAIÚSCULAS FUNCIONAM COMO SE VOCÊ ESTIVESSE
GRITANDO. EVITE!
Apesar de ser mais informal que uma carta ou fax, nada substitui a
educação e a cortesia.
Mantenha certa formalidade no trato profissional. Alguns cuidados essenciais:
Cuidado com a divulgação aleatória de seu endereço eletrônico.
Deixe claras as ―regras do teu jogo‖ para as pessoas com as quais
mantém contato.
Ao se propor a enviar um e-mail, pense no destinatário: é algo do
interesse dele?
Tenha sempre um e-mail pessoal e se utilize dele para este fim.
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Atenção:
Boa parte das empresas monitora o conteúdo dos e-mails recebidos e enviados
pelos funcionários e as páginas de internet que eles costumam visitar. Mas só tem
motivo para preocupação quem costuma fazer uso indevido desses recursos. As
companhias não estão preocupadas em descobrir fofocas sobre a vida pessoal dos
colaboradores. Não há nada de errado em mandar mensagens rápidas aos amigos para
pôr as novidades em dia. O que as empresas tentam evitar são os riscos de prejuíz o.
Para isso, recorrem a sistemas que vasculham o conteúdo de e-mails excessivamente
carregados ou procuram automaticamente palavras-chave indicativas de uma situação
passível de advertência ou até mesmo demissão.
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